Pastéis e rissóis só uma vez por semana

Publicado a
Atualizado a

Com receita portuguesa, a fast food sob a forma de pastéis de bacalhau e rissóis de camarão congelados reúne muitos admiradores, sobretudo em férias, quando apetece menos cozinhar pratos complexos. Ambos somam mais de 3,5 milhões de quilos anuais em vendas. Para minimizar problemas de higiene e conservação e não alterar as características, guarde no frigorífico até dois dias depois de cozinhados.

São alimentos bastante menos proteicos do que a carne ou o peixe. Como têm uma preparação rápida e prática, numa dieta saudável podem ser substituídos uma vez por semana. Também oferecem um preço muito acessível. Por exemplo, quatro pastéis de bacalhau, acompanhados por arroz, alface e tomate, custa 1,5 euros.

A Teste Saúde analisou 30 amostras destes produtos e alerta para a higiene e conservação, por vezes, deficiente. Apesar de pré- -cozinhados e submetidos a um tratamento térmico para reduzir a quantidade de microrganismos, a revista de consumidores encontrou alimentos contaminados. Os resultados revelam que não houve uma correcta selecção, concepção e manipulação das matérias- -primas e/ou do produto final. Os Estafilococus, por exemplo, que surgem em grande número, estão com frequência presentes nas narinas e na pele do homem.

Em metade das amostras de pastéis, a Teste Saúde também detectou peixes de valor comercial inferior ao do bacalhau. Depois de fritos, pastéis e rissóis tornam-se muito gordos e sobretudo calóricos. A composição e textura favorecem maior absorção de gordura. Uma dose de 120 gramas de rissóis (três ou quatro unidades) fornece cerca de 420 quilocalorias. Nos pastéis de bacalhau, o valor desce para 260 quilocalorias.

Para reduzir a gordura, use uma fritadeira eléctrica regulada para 180º ou uma frigideira com óleo. Abaixo desta temperatura, os alimentos demoram a fritar e ficam mais embebidos em óleo. Muito acima, podem queimar, formando-se compostos nocivos.

Retire o alimento do congelador só na altura de fritar. Para não arrefecer o óleo, frite poucas unidades de cada vez. O óleo deve cobrir os alimentos. Retire os pastéis e os rissóis quando estiverem dourados: 3 a 5 minutos podem ser suficientes. Coloque um guardanapo sobre uma travessa para absorver.

> Uma dose de três croquetes de carne, acompanhada por arroz e salada, tem menos gordura do que uma única fatia de quiche. A massa quebrada, as natas e o queijo fazem a diferença.

> Uma omeleta de queijo e fiambre, ou então um hambúrguer grelhado, também se revelam menos calóricos do que uma pequena fatia de 'quiche'.

> Para saber até onde pode ir o seu apetite diário, a Teste Saúde propõe uma simulação no seu portal na Net.

Dicas, testes comparativos e simulador em www.deco.proteste.pt

www.deco.proteste.pt/calorias | 808 780 050

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt