Paris a apenas quatro horas de Bragança

Publicado a
Atualizado a

Paris está, desde ontem e até ao final de Agosto, mais perto de Bragança, através dos voos que, duas vezes por semana (à segunda e à sexta-feira), a companhia Aerocondor vai realizar entre a capital francesa e o nordeste transmontano.

A continuidade das ligações (com escala em Agen, França) para além do Verão não está, no entanto, ainda assegurada. Por enquanto, são "só experiências". Depende, diz Vítor Brito, presidente da Aerocondor, "da forma como correrem estes voos experimentais". Se "houver passageiros suficientes para justificar economicamente as ligações, podemos continuar para além do Verão", afirma ainda, admitindo a possibilidade de efectuar os voos aos fins-de-semana, Natal e Páscoa. Mas, se as viagens tiverem o sucesso esperado, a companhia aérea pondera a possibilidade de introduzir um avião maior, com 70 lugares (a aeronave actual tem uma lotação de 50 lugares).

A concretização desta "velha ambição" do distrito só foi possível devido à ampliação da pista do aeródromo municipal de Bragança, de 1200 para 1700 metros. E os primeiros 48 passageiros não escondiam a satisfação à chegada, até porque em quatro horas e por 149 euros podem agora pisar solo transmontano.

Um "momento histórico" que, considera Jorge Nunes, presidente da Câmara de Bragança, mostra que o aeródromo daquela cidade "tem condições para, com a colaboração do Governo, evoluir para um pequeno aeroporto regional".

INFRA-ESTRUTURAS. O presidente da Câmara de Bragança aproveitou, aliás, a presença do secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações para reivindicar outras "obras fundamentais" para o distrito, designadamente a execução da Auto-Estrada 4 (que ligará Vila Real a Bragança), do IP2 (Bragança-Fafe) e do IC5.

"Prioridades" para o distrito que Paulo Campos assegura fazerem parte dos "objectivos" do Governo, até porque, sublinha o secretário de Estado, são "fundamentais para a coesão nacional e o desenvolvimento do Interior" e que pressupõem um investimento "necessário" em Trás-os-Montes de "centenas de milhões de euros".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt