Paredes de Coura vai atrair ingleses
Ainda na ressaca da edição de 2007, a organização do Festival de Paredes de Coura já prepara o próximo, prevendo algumas alterações de fundo. No próximo ano o festival arranca ainda em Julho, regressando ao formato de fim- de -semana. Tudo para conquistar o público inglês.
"Um estudo recente diz-nos que o público inglês é o que mais circula pelos festivais da Europa. Nós temos algumas centenas de ingleses, mas queremos chegar aos milhares", disse ao DN João Carvalho, da produtora Ritmos, que organiza o festival .
A edição de 2008 vai realizar-se entre 31 de Julho e 3 de Agosto, com os cabeças- de -cartaz a actuarem no fim- de -semana, o que já não acontecia "há mais de sete anos": "O objectivo é trazer também o público inglês. É o que nos falta conquistar, porque em termos de mercado ibérico já o conseguimos", acrescentou. Segundo a ritmos, o festival de Coura regista desde 2000 "uma população constante e que não tem mais por onde crescer". Os espanhóis já representam cerca de metade dos mais de 20.000 festivaleiros, sendo que destes, 30 por cento são da vizinha região autónoma da Galiza.
"O Festival de Paredes de Coura sempre foi marcadamente alternativo, aqui e ali com uma ou outra banda mais comercial. Está provado que este tipo de festival tem público e o nosso sucesso é exactamente pelo aspecto alternativo. Quando decidirmos comercializar o festival , este acaba", sustenta João Carvalho. Depois da criação este ano do palco iberosound, com bandas portuguesas e espanholas como forma de "dar um rebuçado" ao público vizinho, João Carvalho deixa a garantia: "Para o ano haverá outras novidades e, garantidamente, grandes bandas."