Parceria de instituições financeiras fundamental para eficácia investimentos no sector privado
"Há uma evidente necessidade de parcerias entre as instituições financeiras de desenvolvimento para a utilização eficiente dos nossos recursos humanos e financeiros, para responder às grandes necessidades de financiamento de projetos do setor privado em África", disse.
Alfred Helm, que dirige o departamento do Setor Privado do BAD, falou à Lusa no final da reunião do Comité Diretor do African Financing Partnership (AFP), órgão criado em maio de 2010 por oito instituições ligadas à cooperação para o desenvolvimento e financiamento de projetos no setor privado.
Este encontro decorreu no âmbito da assembleia do BAD, que se realiza em Lisboa até sexta-feira.
As oito instituições são o BAD, o Banco de Desenvolvimento da África do Sul (DBSA), a Agência Alemã de Investimento e Desenvolvimento Empresarial (DEG), o Banco Europeu de Investimento (BEI), a Companhia Holandesa de Desenvolvimento Financeiro (FMO), a Agência sul-africana de Desenvolvimento Industrial (IDC), a Agência Internacional de Financiamento (IFC) e a Sociedade de Promoção e de Participação para a Cooperação Económica (PROPARC).
"O que tentamos fazer é tornar a vida mais fácil para os nossos clientes. Antes, tinham que passar por repetidos e burocráticos processos, e isso foi agora simplificado. Acima de tudo, tentamos diminuir os obstáculos para trazer mais financiamento para África", desatacou Alfred Helm.
Na reunião de hoje ficou decidido não abrir para já as portas a novos membros, mas antes apostar na eficácia dos mecanismos criados. Quanto à ideia de criação de um sítio na Internet, Alfred Helm disse que o projeto será adiado alguns meses, para o que invocou "razões técnicas e de confidencialidade".