Palavrões travam exibição de 'O Resgate do Soldado Ryan'

Publicado a
Atualizado a

Várias dezenas de estações afiliadas da ABC decidiram jogar pelo seguro e não arriscar qualquer multa. É que tinham programada, para a noite de quinta-feira (em que se celebra o Dia dos Veteranos nos EUA), a emissão do filme de guerra O Resgate do Soldado Ryan, de Steven Spielberg, mas com a onda de defesa dos «valores morais» vigente, acharam por bem não se arriscarem a uma multa da Comissão Federal de Comunicações (FCC). É que o filme tem várias cenas em que é utilizada «linguagem imprópria», vulgo palavrões. Das 225 afiliadas da ABC, calcula-se que cerca de 60 não mostraram o filme.

Ray Cole, presidente da Citadel, empresa proprietária de duas das estações afiliadas da ABC, explica que «segundo uma interpretação estrita da lei, não podemos pôr no ar essa programação antes das dez horas da noite». E acrescenta: «tentámos conseguir uma autorização prévia da comissão e, considero espantoso, não a quiseram dar».

Não se devia espantar: a FCC responde a queixas dos espectadores, não fiscaliza transmissões. De facto, quanto ao caso deste filme de Spielberg, a FCC recebeu uma única queixa na altura em que se estreou no pequeno ecrã, em 2001, negando-lhe provimento.

Mas os tempos são outros, e Lee Armstrong, vice-presidente de uma afiliada da ANC em Charlotte, Carolina do Norte, diz que «agora, depois de tantas preocupações e discussões sobre programação familiar nos últimos meses, e com os americanos em guerra pelo mundo, foi o conteúdo vivido de violência e a linguagem crua que forçaram a nossa decisão de cancelar esta transmissão, que deveria começar às oito horas da noite».

iraque. O Dia dos Veteranos foi assinalado pelo canal de cabo HBO com a transmissão do documentário Last Letters Home: Voices of AmericanTroops from the Battlefields of Iraq.

O documentário, que foi produzido e realizado por Bill Couturié, mostra familiares de oito homens e duas mulheres mortos na guerra do Iraque a lerem as últimas cartas que receberam do teatro de operações, algumas delas recebidas mesmo depois da comunicação de que o remetente tinha morrido em combate.Neste Voices of AmericanTro-ops cada um dos casos recorda a vida do militar antes da partida para a guerra, com depoimentos de familiares, amigos e colegas de escola, num todo visual e emocional extremamente poderoso.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt