Paixão: O sumo da Maçã invencível
Onde destacou a força da marca, o nível de serviço, o envolvimento com os clientes e o culto que se gerou em torno daquela que é hoje a maior empresa de tecnologia do mundo (e a segunda maior cotada, atrás da Exxon Mobil).
É impossível falar ou escrever sobre a Apple sem lhe associar o nome de Steve Jobs. Um líder com um carisma que poucos conseguem alcançar e que deixará para sempre uma marca na Apple e, através dela, uma marca também no mundo.
Steve Jobs é insubstituível.
Para conseguir o que ele conseguiu é preciso ter uma enorme paixão, espelhada no email que enviou em Janeiro aos colaboradores da Apple, quando informou sobre a sua baixa médica:
"(...)
I love Apple so much.
(...)"
Só com este tipo de energia é possível superar todas as dificuldades empresariais e pessoais que enfrentou ao longo destes anos.
Quando anunciou a sua baixa médica, muitos ficaram com dúvidas se a "Maçã" continuaria a dar o bom "sumo" que tem dado... Tranquilizem!
A Apple está com um forte avanço face aos principais concorrentes, não apenas em termos de produtos no mercado, mas também em investigação e desenvolvimento que são a garantia de boa colheita nos próximos anos.
Tim Cook, COO da Apple, voltou a estar no dia-a-dia da gestão (substituindo pela terceira vez Steve Jobs). Cook é o grande responsável pela excepcional performance operacional da empresa. Foi ele que redesenhou e implementou todo o modelo de produção e distribuição, que se traduziu não só em resultados extraordinários, mas também na criação de vantagens competitivas únicas e quase impossíveis de atingir pelos concorrentes.
A performance da Apple é visível na sua faturação e nos seus lucros crescentes e sustentados. No último trimestre facturou 28,75 mil milhões de dólares e um lucro de 7,31 mil milhões de dólares, que face ao período homólogo representa 82% de crescimento nas vendas e 125% nos lucros.
Tim Cook é o natural sucessor de Steve Jobs na Apple, mas nem sempre nas organizações estas escolhas são processos racionais, lógicos ou justos.
Steve Jobs colocou a Apple com o estatuto de invencível e faço votos para que regresse em breve e continue a surpreender, durante muitos anos, com a sua paixão.
Veja o video de Steve Jobs a explicar, em 1997, a importância do valor das marcas e a apresentar a campanha "Think Different"
[youtube:vmG9jzCHtSQ]