Paixão: O sumo da Maçã invencível

Nem todos os anos foram anos de boa colheita para a Apple. Mas nesta última década, a empresa descolou e ultrapassou todas as expectativas. A revista<i><a target="_blank" href="http://www.fastcompany.com/magazine/147"> Fast Company na edição de Julho 2010</a></i> não hesitou em colocar como tema de capa <i>"<a target="_blank" href="http://www.fastcompany.com/magazine/147">The Invencible Apple</a></i>".
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Onde destacou a força da marca, o nível de serviço, o envolvimento com os clientes e o culto que se gerou em torno daquela que é hoje a maior empresa de tecnologia do mundo (e a segunda maior cotada, atrás da Exxon Mobil).

É impossível falar ou escrever sobre a Apple sem lhe associar o nome de Steve Jobs. Um líder com um carisma que poucos conseguem alcançar e que deixará para sempre uma marca na Apple e, através dela, uma marca também no mundo.

Steve Jobs é insubstituível.

Para conseguir o que ele conseguiu é preciso ter uma enorme paixão, espelhada no email que enviou em Janeiro aos colaboradores da Apple, quando informou sobre a sua baixa médica:

"(...)

I love Apple so much.

(...)"

Só com este tipo de energia é possível superar todas as dificuldades empresariais e pessoais que enfrentou ao longo destes anos.

Quando anunciou a sua baixa médica, muitos ficaram com dúvidas se a "Maçã" continuaria a dar o bom "sumo" que tem dado... Tranquilizem!

A Apple está com um forte avanço face aos principais concorrentes, não apenas em termos de produtos no mercado, mas também em investigação e desenvolvimento que são a garantia de boa colheita nos próximos anos.

Tim Cook, COO da Apple, voltou a estar no dia-a-dia da gestão (substituindo pela terceira vez Steve Jobs). Cook é o grande responsável pela excepcional performance operacional da empresa. Foi ele que redesenhou e implementou todo o modelo de produção e distribuição, que se traduziu não só em resultados extraordinários, mas também na criação de vantagens competitivas únicas e quase impossíveis de atingir pelos concorrentes.

Tim Cook é o natural sucessor de Steve Jobs na Apple, mas nem sempre nas organizações estas escolhas são processos racionais, lógicos ou justos.

Steve Jobs colocou a Apple com o estatuto de invencível e faço votos para que regresse em breve e continue a surpreender, durante muitos anos, com a sua paixão.

Veja o video de Steve Jobs a explicar, em 1997, a importância do valor das marcas e a apresentar a campanha "Think Different"

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