País evitou a crise graças a políticas redistributivas

A presidente brasileira, Dilma Rousseff, disse hoje que o Brasil tem evitado a crise internacional graças aos programas de redistribuição de rendimento e ao aumento no poder de compra da população mais pobre.
Publicado a
Atualizado a

"São os 190 milhões de consumidores [...] que fazem com que sejamos capazes de garantir essa grande defesa que é nosso mercado interno. É isso que faz com que o país, quando cresce, quando investe, quando faz política social e quando consome, não seja presa fácil da crise internacional", declarou Rousseff em Manaus, durante o lançamento da versão regional do programa Brasil Sem Miséria.

A presidente realçou que muitos sectores da economia beneficiaram com as pessoas resgatadas à miséria pelas políticas públicas, o que permitiu ao país enfrentar a crise com outra força.

Como parte das ações do Brasil sem Miséria, a presidente lançou hoje, ao lado de ministros, governadores e prefeitos, um projecto de apoio à conservação ambiental, batizado de Bolsa Verde.

Pelo projecto, as famílias em situação de extrema pobreza que desenvolvem atividades de conservação ambiental passam a receber do governo o valor de 300 reais (cerca de 120 euros) por trimestre.

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, cerca de 3.500 famílias já estão recenseadas e passarão a receber a partir de outubro.

A meta é levar o programa a 18 mil famílias ainda este ano e atingir 76 mil até 2014.

As actividades de preservação serão monitorizadas através de satélite e por fiscais, que realizarão visitas periódicas às famílias.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt