Ovarense anula 17 pontos de desvantagem e bate Benfica por um ponto nos 'quartos' da Taça
A equipa de Ovar chegou a ter 17 pontos de desvantagem no segundo período, depois de um mau início de jogo, mas recuperou numa segunda parte em que o Benfica teve uma má prestação, registando apenas 37,7% de eficácia de lançamento em toda a partida.
O Benfica, que surgiu no Algarve depois de ter sido segundo classificado na primeira fase da Liga, iniciou a partida com um parcial de 7-0, fruto de uma agressividade ofensiva que forçou os erros atacantes da Ovarense (quarta na Liga), com várias perdas de bola que os lisboetas aproveitavam para saídas fáceis em contra-ataque.
A equipa de Ovar, com 12 pontos de desvantagem após o primeiro período, que aumentaram no início do segundo, teve depois uma excelente reação, com melhor jogo exterior e um parcial de 12-0, mitigando a diferença ao intervalo para quatro pontos (44-40).
O regresso dos balneários trouxe um jogo mais pobre, de parte a parte, mas o Benfica piorou bastante, conseguindo apenas oito pontos em dez minutos e permitindo que a Ovarense, com Khalen Cumberland em destaque, se colocasse em vantagem no marcador (52-53).
No período decisivo, a qualidade do basquetebol melhorou residualmente, mas o encontro teve mais emoção, com constantes mudanças na liderança do marcador, e a balança acabou por pender para a Ovarense nos minutos finais.
Com dois segundos por jogar, Fábio Lima falhou o lançamento que podia dar a vitória ao Benfica - que já tinha perdido um dos seus melhores elementos (Micah Downs) devido a lesão e, sem faltas para levar o jogo para lances livres, não teve hipótese de dar a volta.
Na Ovarense, estiveram em destaque Corcontae Deberry (19 pontos e oito ressaltos) e Khalen Cumberlander (16 pontos e dois ressaltos), enquanto nos 'encarnados' destacaram-se José Silva (12 pontos e dois ressaltos) e Downs (11 pontos e quatro ressaltos).
No sábado, a equipa orientada por Nuno Manarte vai defrontar Oliveirense na segunda meia-final, às 17:30, depois da outra meia-final, entre FC Porto-Lusitânia (15:00).
Jogo realizado no Pavilhão Arena, em Portimão.
Benfica - Ovarense: 64-65.
Ao intervalo: 44-40.
Sob arbitragem de Pedro Coelho, Paulo Marques e José Abreu, as equipas alinharam e marcaram:
- Benfica (64): Miguel Cardoso (12), Micah Downs (11), Fábio Lima (3), Arnette Hallman (10) e Mickell Gladness (2). Jogaram ainda: José Silva (13), Gonçalo Delgado, Juan Cantero (6), Cláudio Fonseca (5), Tomás Barroso e Alex Suárez (2).
Treinador: Arturo Alvarez.
- Ovarense (65): Will Perry (15), Khalen Cumberlander (16), João Grosso (5), Cristóvão Cordeiro e Corcontae Deberry (19). Jogaram ainda: Pedro Pinto, André Pinto, João Fernandes (10) e Pedro Oliveira.
Treinador: Nuno Manarte.
Marcha do marcador: 26-14 (10 minutos), 44-40 (20), 52-53 (30) e 64-65 (final do jogo).
Assistência: cerca de 500 espetadores.