Outras grandes herdades
Localizado junto a Monte do Trigo, concelho de Portel, a Herdade do Peral, com cerca de 5500 hectares, encontra-se desde os anos 80 na posse de Américo Amorim, considerado o homem mais rico de Portugal. Para além da agricultura e da extracção de cortiça, a propriedade é palco de batidas de caça que reúnem alguns dos maiores empresários portugueses - por ali não faltam coelhos, javalis e veados. O antigo solar da família Pavalhã Amaral foi adaptado a hotel rural.
A Comporta, no litoral alentejano, é uma das maiores herdades do País, estendendo-se por mais de 12 500 hectares. Desanexada da Companhia das Lezírias em 1925, ano em que foi comprada pelos ingleses da Atlantic Company, encontra-se desde 1955 na posse da família Espírito Santo, que ali pretende criar um destino turístico de "alta qualidade e economicamente atractivo, num local fortemente diferenciado por factores ambientais, históricos e culturais".
Com cerca de 15 mil hectares, a Herdade de Palma, entre Alcácer do Sal e Setúbal, tem por origem o arrendamento da propriedade em 1868, feito por José Maria dos Santos e sua mulher, Maria Cândida Ferreira Borges São Romão, tendo sido adquirida definitivamente ao 8.º conde de Sabugal (D. Luís Assis de Mascarenhas), em 1896. Sucessivamente aumentada com a compra de propriedades limítrofes, encontra-se na posse da família Posser de Andrade.
Localizada na zona de Melides, concelho de Grândola, a Herdade do Pinheirinho tem cerca de oito mil hectares. É em cerca de 210 hectares desta propriedade que está a nascer um complexo turístico de luxo, resultado de uma parceria entre o grupo Pelicano e a cadeia hoteleira norte-americana Hyatt. O projecto envolve um investimento de 250 milhões de euros e inclui um hotel, dois apart-hotéis, aldeamentos e campo de golfe.