Os sabores da África do Sul
É a primeira vez que Stephen Templeton está em Portugal. O Lapa Palace convidou-o a dar a conhecer a gastronomia sul-africana que pratica no restaurante Cape Colony, no Hotel Mount Nelson, na Cidade do Cabo, no âmbito da iniciativa "Encontro com os grandes chefes do mundo" e ele aceitou o desafio. Até domingo está em Lisboa para apresentar as suas especialidades.
Na carta surgem iguarias como ragout de crocodilo fumado com cebola encarnada e chutney de beterraba; imperador vermelho escalfado em rosti crocante de batata com molho de caviar; galinha do Cabo com caril de camarão, rotis fritos e atcha de lima; medalhões de sprin-gbok em puré cremoso com filete de avestruz em fondant de abóbora; nas sobremesas, tarte de bagas e mascarpone com parfait gelado de pimenta preta ou pudim Malva com baunilha e xarope de canela.
Durante a estada, Stephen Templeton deu ainda uma animada aula na Escola de Cozinha do hotel, em que ensinou receitas que integram a carta. Certos ingredientes levantavam questões como "Onde o podemos encontrar?". Sandra Macieira, da loja Down South (Av. 25 de Abril, Galerias O Navegador, lj. 1, Cascais; tel. 214 835 369), foi quem assegurou que o chefe tivesse todos estes produtos invulgares em Portugal na sua cozinha e também a selecção de vinhos da África do Sul. Aberto há cerca de ano e meio o estabelecimento é especializado em produtos sul-africanos.
O chefe do exclusivo Hotel Mount Nelson, que integra a cadeia Orient-Express, já cozinhou para ilustres como Sting, Elton John e Nelson Mandela. Entre nós descobriu produtos que o surpreenderam "os percebes, que cozinhei ontem pela primeira vez; muitos peixes, mas sobretudo o robalo que é excelente; e os vinhos portugueses", contou ao DN.
A iniciativa "Encontro com os grandes chefes do mundo" vai continuar a decorrer, estando previstas (ainda sem data marcada), entre outras, a vinda ao Lapa Palace dos chefes Francesco Carli, do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e do luso-descendente Serge Viera, galardoado com o prémio Bocuse d'Or na última edição.