Os gémeos promessa do Man. United

Publicado a
Atualizado a

Inglaterra. Um chama-se Rafael, outro é Fábio. Um é lateral-direito, o outro joga na ala esquerda. Estas são as duas diferenças entre os dois irmãos gémeos brasileiros, de 18 anos, que estão crescer no Manchester United. Famosos por serem iguais e pelo talento futebolístico, os Da Silva já estão sob os holofotes da fama e receberam elogios de Anderson e Alex Ferguson - em duplicado

Laterais do Manchester têm nacionalidade luso-brasileira, graças a avô português

Era uma vez um treinador de futebol que tinha um dos mais promissores laterais-direitos do futebol mundial e um lateral-esquerdo que era a sua cópia perfeita. Esse treinador existe: é Alex Ferguson. E esses laterais também: são gémeos e chamam-se Rafael e Fábio da Silva.

Se os exemplos de futebolistas gémeos são raros, os de gémeos idênticos que jogaram nas mesma equipas são ainda menos comuns. Contudo, da Silva são uma excepção, inseparáveis desde os cinco anos, quando actuavam nos amadores do Boa Esperança. Os manos brasileiros, produto das escolas do Fluminense, estão há cerca de um ano em Inglaterra. Foram descobertos por um olheiro do Manchester United (Les Kershaw) em 2005, durante um torneio de sub-15 em Hong Kong. Primeiro foi Rafael a prestar provas em "terras de Sua Majestade", depois foi a vez de Fábio. Mas ambos só seguiram definitivamente para os red devils em Janeiro deste ano - foram inscritos apenas em Junho, após completarem 18 anos, e sem necessidade de licença de trabalho por terem dupla nacionalidade (luso-brasileira, graças a um avô português).

Agora, já se estrearam pela equipa principal dos red devils (num jogo particular com o Petersbrough, em Agosto). E Rafael (o lateral direito) parece ter ganho o lugar, enquanto o mano esquerdino (Fábio) ainda espera uma baixa de forma de Patrice Evra.

Alex Ferguson mostrou-se encantado com os da Silva logo após o jogo de estreia. "Às vezes, surgem estrelas [nestes jogos]. Pelo que eu vi, acho que temos dois grandes jogadores", apontou, completando: "Estou muito satisfeito com a actuação deles". Mas terá sido Rafael quem mais deslumbrou o técnico escocês. Logo a 17 de Agosto, o brasileiro fez o primeiro jogo oficial, com o Newcastle, e de lá para cá já esteve em 15 partidas dos gunners, tendo apontado um golo (na derrota com o Arsenal).

Anderson, jogador do United, já está rendido a Rafael e sugere mesmo que ele poderá ser o próximo vencedor do Golden Boy [prémio atribuído pelo jornal Tuttosport ao melhor jogador jovem da Europa]. "Eu votaria no Fábio da Silva. Ele é um fenómeno. Ou então escolhia o irmão dele, o Fábio", apontou Anderson, que venceu o Golden Boy este ano.

A longo prazo, o objectivo dos gémeos é copiar o trajecto de um compatriota: Alexandre Pato. "Ele é o nosso maior exemplo", admite Rafael, sobre o avançado, de 19 anos, que já é estrela do AC Milan e internacional AA pelo Brasil. Depois, a Rafael e Fábio só restará conquistar Manchester. A dobrar.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt