Verão está aí e as havaianas também. Estes famosos chinelos deixaram também de ser uma simples marca para se transformarem na imagem de um produto - os chinelos de dedo. Crianças, graúdos, homens e senhoras não dispensam ter um ou vários modelos para usarem nos balneários dos ginásios, piscinas, mas principalmente durante o Verão. .A oferta foi-se diversificando, havendo modelos para todos os gostos: coloridas, simples, com salto alto, com presilhas, com tiras, sem tiras, tornando quase impossível ter só um par deste artigo. .Havaianas é uma marca brasileira de chinelos de dedo produzida pela São Paulo Alpargatas, uma empresa que pertence ao grupo Camargo Corrêa, que possui 80% do mercado brasileiro de produção deste produto, comercializando cerca de 162 milhões de sandálias anualmente, sendo que 10% se destinam a 80 países dos cinco continentes, podendo ser encontradas em mais de 200 mil pontos de venda. .As tradicionais sandálias japoneses Zori, feitas em palha de arroz ou madeira lascada e que são normalmente usadas com o kimono, foram a fonte de inspiração para as havaianas, lançadas no mercado em 1958. O primeiro modelo continua a ser o mais procurado: branco com tiras e laterais da base em azul. Na época não eram um artigo fashion, mas sim barato. O grande consumidor deste artigo foi durante muito tempo uma classe economicamente menos favorecida que comprava os chinelos de dedo em feiras de bairro. Assim, as havaianas ficaram conhecidas como os "chinelos do pobre". .Entretanto, na década de 90, a marca tenta mudar esta imagem fazendo um novo modelo - a Havaiana Sky -, de cores fortes e com tacão alto, para atrair um público mais endinheirado. O preço deste novo modelo era também mais alto. Aliada a esta nova estratégia, a marca decidiu convidar personalidades conhecidas do grande público, como actores. E assim começou uma nova era das havaianas. .Hoje, falar de havaianas é falar de chinelos de dedo, de qualquer modelo ou marca. Ficou intrinsecamente estabelecido na linguagem oral que, independentemente da marca, o produto adquiriu o nome da sua marca como o que acontece em outros produtos corriqueiramente usados por todos nós. .Qualquer turista que visite o Brasil não dispensa a compra das tradicionais havaianas, visto que este artigo se transformou na imagem de marca do país. O chinelo de dedo é um calçado muito comum por terras de Lula da Silva.