Os extraterrestres habituais e mais 28 terranos
É garantido que o melhor futebolista no ano civil de 2017 vai sair das cinco principais Ligas - Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália. O que não é de espantar quando se sabe que os clubes destes campeonatos gastaram no último defeso, por junto, um valor a rondar os 4,5 mil milhões de euros em reforços.
Cristiano Ronaldo, campeão espanhol e europeu, é o grande favorito por força dos troféus coletivos que amealhou no Real Madrid. O único português desta lista terá sempre a concorrência de Messi, mas, à partida, o madeirense tem grandes possibilidades de igualar as cinco Bolas de Ouro conquistadas pelo argentino.
Estes são os dois extraterrestres presentes nesta lista, os restantes 28 terranos são, por assim dizer, para compor os 30 nomeados.
E isto não é uma frase vã. Basta olharmos para os últimos nove galardões atribuídos. Por outras palavras, ainda alguém se recorda do nome do jogador distinguido antes de Messi e Ronaldo terem iniciado a sua era? A resposta não surge na ponta da língua, mas estamos a falar de Kaká, atualmente com 35 anos e ao serviço dos norte-americanos do Orlando City. Quando recebeu a Bola de Ouro em 2007, o internacional brasileiro representava o AC Milan. Depois ainda se mudou para Madrid, onde partilhou balneário com Cristiano Ronaldo.
Numa análise mais detalhada percebemos que entre os 30 nomeados, sete são do campeão europeu Real Madrid. No que respeita a nacionalidades, duas dezenas são europeus, com uma maioria de franceses (quatro). Há ainda oito sul-americanos e dois africanos.
Entre os países mais representados ninguém tem mais que a França - quatro representantes. Logo a seguir, com três surgem Brasil, Bélgica e Espanha.
Se atentarmos nas posições, e essa era uma das discussões frequentes ontem nas redes sociais, na posição de guarda-redes Buffon, bem ou mal, não merece qualquer contestação mas já a presença do ex-Benfica Jan Oblak em contraponto com a ausência do belga Courtois, que se sagrou campeão inglês, parece ser pouco entendida. Tal como as nomeações de Coutinho e Mané e o não surgimento do chileno Alexis Sánchez.
Entre os 30 nomeados apenas dois mudaram de clube na última janela de mercado. A coincidência é que tanto Neymar como Mbappé reforçaram o Paris Saint-Germain.
Nomeados
Eis os nomes dos jogadores que a France Football nomeou para receber a Bola de Ouro 2017. Este prémio, refira-se, já não é partilhado pela publicação gaulesa e pela FIFA, que agora tem o seu próprio galardão
Ronaldo Real Madrid/Portugal
Neymar Barcelona-PSG/Brasil
Mertens Nápoles/Bélgica
Buffon Juventus/Itália
Modric Real Madrid/Croácia
Coutinho Liverpool/Brasil
Oblak At. Madrid/Eslovénia
De Bruyne Man. City/Bélgica
Sergio Ramos Real Madrid/Espanha
De Gea Man. United/Espanha
Suárez Barcelona/Uruguai
Dybala Juventus/Argentina
Hummels Bayern/Alemanha
Dzeko Roma/Bósnia
Aubameyang Dortmund/Gabão
Falcao Mónaco/Colômbia
Benzema Real Madrid/França
Griezmann At. Madrid/França
Cavani PSG/Uruguai
Kane Tottenham/Inglaterra
Messi Barcelona/Argentina
Kanté Chelsea/França
Kroos Real Madrid/Alemanha
Mbappé Mónaco-PSG/França
Lewandowski Bayern/Polónia
Isco Real Madrid/Espanha
Mané Liverpool/Senegal
Bonucci Juventus-AC Milan/Itália
Marcelo Real Madrid/Brasil
Hazard Chelsea/Bélgica