Ogier mantém liderança, Loeb ameaça

O piloto francês Sébastien Ogier conseguiu defender-se este sábado dos ataques e conservou a liderança do Rali de Portugal, cumprida que está a segunda etapa, num dia positivo para o francês Sébastien Loeb e catastrófico para os Ford.
Publicado a
Atualizado a



Enquanto Loeb (Citroën) geriu confortavelmente a sua prova, tirando proveito dos deslizes contrários e desferindo ataques nas alturas que considerou ideais, Ogier, também em Citroën, tirou benefícios das tácticas de Loeb e conseguiu terminar a etapa na frente, embora com apenas 21,1 segundos de vantagem para o seu compatriota.

Aos diversos ataques desferidos por Loeb, Ogier respondeu sempre, tendo o campeão do Mundo chegado mesmo a desabafar que a continuar a conduzir assim (Ogier) nunca o conseguirá apanhar.

"Se continuarmos a conduzir assim, nunca conseguiremos apanhá-lo. Ele é muito rápido e estou muito impressionado. Ele recuperou o que eu lhe tinha tirado e parece que consegue poupar os pneus melhor do que eu", afirmou Loeb no final da penúltima especial do dia.

Mesmo sem ter imprimido um ritmo muito forte, Loeb venceu quatro das seis provas especiais de classificação, restando agora a dúvida se irá atacar no domingo nas cinco especiais que faltam para terminar o rali, ou se, tendo em conta a incapacidade do finlandês Mikko Hirvonen (Ford) em responder, irá defender os pontos que está a ganhar de momento.

O dia correu muito mal para os dois pilotos finlandeses da Ford, com Jari-Matti Latvala a abandonar muito cedo, ao embater com a traseira do seu carro numa árvore logo na segunda especial do dia, enquanto Hirvonen nunca conseguiu rodar em tempos idênticos aos dos Citron e foi perdendo tempo com o decorrer das especiais.

Em quinto lugar e cada vez mais distante de Loeb, Hirvonen terá agora de evitar cometer erros para marcar o maior número de pontos e esperar que algum dos seus rivais da frente possa abandonar para poder subir alguns postos.

O norueguês Petter Solberg (Citroen) também está a efectuar uma excelente prova, tendo terminado a etapa de hoje no terceiro posto. Solberg, além de ter beneficiado de um azar do espanhol Dani Sordo (Citroën), que caiu para o quarto posto após um toque na penúltima especial do dia, tem rodado nos últimos troços ao nível dos primeiros.

Em bom plano terminou o português Armindo Araújo, que viu resolvidos os problemas no seu Mitsubishi, tendo o piloto de Santo Tirso voltado a ganhar bastante tempo a Bernardo Sousa (Ford), que o secunda na classificação do melhor português, e terminado com 2.26,4 minutos de vantagem para o madeirense.

No domingo, os pilotos voltam para a estrada para cumprir a terceira e última etapa, composta por cinco provas especiais de classificação, a última das quais uma super especial no Estádio do Algarve, sendo disputados um total de 89,61 quilómetros cronometrados.

Classificação após quatro provas especiais:

 1. Sebastien Ogier/Julien Ingrassia, Fra    2.50.48,1 horas
    (Citroen C4 WRC)
 2. Sebastien Loeb/Daniel Elena, Fra         a    21,1 segundos
       (Citroen C4 WRC)
 3. Petter Solberg/Phil Mills, Nor/GB        a    52,2
       (Citroen C4 WRC)
 4. Dani Sordo/Marc Marti, Esp                    a  1.05,7 minutos
       (Citroen C4 WRC)
 5. Mikko Hirvonen/Jarmo Lethinen, Fin       a  1.13,9
    (Ford Focus WRC)
 6. Henning Solberg/Ilka Minor, Nor/Aut      a  3.02,8
       (Ford Focus WRC)
 7. Mathew Wilson/Scott Martin, GB           a  4.41,8
    (Ford Focus WRC)
 8. Mads Ostberg/Jonas Andersson, Nor/Sue    a  5.36,7
    (Subaru Impreza WRC)
 9. Kimi Raikkonen/Kaj Lindstrom, Fin        a  7.29,7
    (Citroen C4 WRC)
10. Federico Villagra/Jorge P.Companc, Arg   a  7.55,1
    (Ford Focus WRC)
(...)
17. Armindo Araújo/Miguel Ramalho, Por       a 15.44,3
   (Mitsubishi Lancer Evo X)
18. Bernardo Sousa/Nuno Silva, Por                a 18.10,7
   (Ford Fiesta S2000)
24. Vítor Sá/JoséPedro Silva, Por            a 27.37,4
    (Peugeot 207 S2000)

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt