Odivelas integra autocarro "Voltas" na rede de passes Navegante
Até agora, quem quisesse viajar neste autocarro, da Rodoviária de Lisboa, que serve as localidades de Olival Basto, Póvoa de Santo Adrião e Odivelas, tinha de pagar um bilhete de 70 cêntimos.
No entanto, a partir do dia 01 de abril, os detentores dos passes Navegante (Odivelas ou Metropolitano) poderão utilizar também este autocarro, explicou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins (PS).
"Trata-se de um transporte que facilita a mobilidade no concelho e que permite aceder às instituições e serviços mais importantes do concelho. As pessoas passam a ter mais uma alternativa para o seu passe Navegante, representando um esforço financeiro inteiramente municipal", sublinhou o autarca.
Segundo Hugo Martins, esta medida vai implicar um investimento anual da autarquia de cerca de 200 mil euros.
O autarca socialista minimizou ainda as críticas feitas na quarta-feira pelos partidos da oposição, de que os utentes de Odivelas, detentores do passe municipal, não poderiam utilizar o serviço da Carris.
Em comunicado, CDU e PSD acusaram o executivo municipal de não ter tido "capacidade para negociar com a Carris" a possibilidade de todos os utentes de Odivelas poderem beneficiar dos serviços daquela transportadora.
"A oposição revela ignorância e irresponsabilidade. No caso do serviço da Carris no concelho de Odivelas estamos a falar de duas estações e é mentira que haja qualquer perda", assegurou.
Para exemplificar, o autarca explicou que quem viva na Pontinha (concelho de Odivelas) poderá viajar para Lisboa com o Navegante Lisboa e que o mesmo se verifica para quem faça a viagem da capital para a estação de metro do Senhor Roubado, já no concelho de Odivelas.
"A Carris irá terminar oficialmente no final do ano e, por isso, esta discussão não faz qualquer sentido. Aquilo que se está a querer é encontrar um problema onde ele não existe", concluiu o autarca, referindo-se à integração da rodoviária na futura empresa metropolitana de transportes.
Os novos passes Navegante Metropolitano ou Municipal vão entrar em vigor a partir de 01 de abril, e vão ser mensais, válidos durante o primeiro e o último dia de cada mês.
O passe Navegante Metropolitano custa 40 euros e permite viajar em todos os transportes públicos, de uma ponta à outra da Área Metropolitana de Lisboa.
O passe Navegante Municipal existe em 18 versões, um para cada um dos concelhos que integram a AML, permitindo ao utente utilizar todos os transportes públicos de um concelho por 30 euros.
Os passes Navegante poderão ser utilizados por utentes nas redes de transporte dos municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.