Óculos de Gandhi comprados por homem de negócios indiano em leilão controverso

Publicado a
Atualizado a

Nova Iorque, 05 Mar (Lusa) - Os óculos e outros objectos do pacifista indiano Mahatma Gandhi foram arrematados hoje, em Nova Iorque, por um homem de negócios indiano por 1,8 milhões de dólares, apesar das tentativas do proprietário dos objectos para impedir a venda.

James Otis, militante pacifista que possuía os artigos, declarou à imprensa que pedira à leiloeira Antiquorum Auctioneers que cancelasse a venda e lhos devolvesse mas o multimilionário indiano Vijay Mallya conseguiu adquirir o lote composto ainda por um relógio de bolso, umas sandálias de couro, uma taça e um prato.

Nova Deli tinha protestado com veemêmcia contra esta venda, argumentando que os objectos pessoais de Gandhi fazem parte do património nacional indiano, tendo o licitador enviado ao leilão por Vijay Mallya assegurado que a colecção vai regressar à Índia.

Porém, diversas questões legais podem levantar-se no que respeita ao leilão, com o advogado de James Otis a sustentar que a venda não é válida pois o seu cliente solicitara a anulação da mesma.

A Antiquorum Auctioneers deu um prazo de 15 dias para a resolução do litígio, antes de entregar os objectos ao comprador.

HSF.

Lusa/fim

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt