Observatório Microbiano promove 'safari' em São Miguel

Centro de investigação e diculgação científica reabre portas a pensar na internacionalização
Publicado a
Atualizado a

Um "safari microbiano" para explorar as nascentes termais é uma das atividades promovidas pelo Observatório Microbiano dos Açores (OMIC), um centro de divulgação científica e tecnológica que agora reabriu em São Miguel.

A actividade do centro decorre nos campos de fumarolas das Furnas, onde existem comunidades microbianas termais, que vivem em condições extremas de temperatura, e que é possível reconhecer no terreno a olho nu, em várias tonalidades de cor e texturas.

Este centro de ciência, que funciona na antiga Casa de Banhos Termal, nas imediações das Caldeiras das Furnas, inclui uma zona de exposição permanente sobre a biodiversidade microbiana dos Açores, um laboratório para estudar amostras de microrganismos vivos, um ciberespaço para pesquisas de informação e uma Cafetaria Termal, onde os visitantes podem fazer um chá com água das caldeiras.

A lém de promover a divulgação científica, o OMIC quer despertar o interesse de investigadores internacionais para o elevado potencial das comunidades microbianas das Furnas. Nesse sentido, uma parte essencial da intervenção do OMIC passa pela monitorização a longo prazo das comunidades termais, permitindo que passem a estar disponíveis registos das análises de composição gasosa e química feitas às águas de algumas das nascentes termais.

O OMIC pretende integrar uma rede internacional de observatórios microbianos que inclui o de McMurdo Dry Valleys (Antártida), o de Guanacaste Tropical Forest (Costa Rica) e o do Yellowstone National Park (EUA).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt