Obama toma posse para um segundo mandato
"Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente cumprir fielmente as funções de Presidente dos EUA, e, na medida das minhas possibilidades, proeger e defender a Constituição dos Estados Unidos", declarou às 11:55 (mais cinco horas em Lisboa) o 44.º Presidente americano, com a mão direita erguida frente ao presidente do Supremo Tribunal, John Roberts.
A cerimónia, a que assistiram apenas algumas pessoas, incluindo a família do presidente, durou apenas alguns minutos, com Obama a jurar com a mão esquerda sobre uma Bíblia que é herança de família da sua mulher, Michelle.
Nos Estados Unidos, os mandatos presidenciais começam ao meio-dia (17:00 em Lisboa) do dia 20 de janeiro a seguir à eleição presidencial. Contudo, quando este dia calha a um domingo, as cerimónias públicas de posse realizam-se na segunda-feira seguinte.
Amanhã, Obama deverá discursar sobre o rumo que pretende para o país nos próximos quatro anos perante centenas de milhares de pessoas em frente ao Capitólio, em Washington.
As prioridades para o segundo mandato deverão ser a resolução do impasse orçamental, a restrição à venda de armas de fogo e a reforma das leis de imigração.
Obama começou o dia colocando uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido no cemitério militar de Arlington, na Virginia, acompanhado pelo seu vice-presidente, Joe Biden, que prestou juramento em sua casa, eram 13:21 em Lisboa.