Obama mergulha no golfo do México para ajudar turismo
Barack Obama e a filha Sasha mergulharam este sábado nas águas do golfo do México para provar que estas não estão poluídas e para convencer os turistas mais receosos a regressar às praias da zona que foi afectada pelo derramamento de petróleo da BP.
"Graças às operações de limpeza as praias do golfo estão seguras e abertas. Essa é uma das razões pelas quais Michelle, Sasha e eu estamos aqui. Quero fazer saber aos nossos compatriotas que devem vir aqui. Não apenas para apoiar a região, mas também porque é um local magnífico", disse o Presidente dos EUA.
A família Obama, à excepção da filha mais velha, Malia, que ainda está na colónia de férias, passaram o fim-de-semana em Panama City, na Florida, em sinal de solidariedade para com os habitantes das zonas costeiras afectadas pela maré negra. Esta começou no dia 20 de Abril com a explosão da plataforma DeepWater Horizon, que era explorada pela BP. O derramamento ficou apenas estancado no dia 17 de Julho, com a colocação de uma tampa sobre o poço de petróleo.
Apesar de apenas 60 das 180 praias do Oeste da Florida terem sido atingidas pela fuga, muitos turistas impressionados com as imagens da maré negra evitam passar ali as férias. O turismo representa aproximadamente 70% das receitas anuais da região de Junho a Agosto, segundo responsáveis da área do turismo, citados pelo Telegraph.
Após o mergulho na baía de Saint Andrew, em Alligator Point, Sasha, Obama e Michelle jogaram ontem mini-golfe. A filha mais nova do casal presidencial mostrou que o pai não é o único com jeito para este desporto, ao conseguir fazer logo um hole-in-one (quando o golfista acerta no buraco com apenas uma tacada).
A seguir a este fim-de-semana, a família planeia partir na quinta-feira para a ilha de Martha Vineyard, no Atlântico, onde estará de férias até dia 29. Malia juntar-se-á entretanto ao pai, à mãe e à irmã mais nova.