O último "despiste" do campeão Colin Mc Rae
O site do antigo campeão do mundo de ralis, Colin McRae, recebe os seus visitantes com uma página negra, na qual se sobrepõe o rosto, sorridente, do piloto. A confirmação da sua morte, anteontem, na sequência de um acidente de helicóptero na região de Larnack (Escócia), junto à sua residência, é reproduzida nessa mesma página por um curto depoimento do seu pai, feito algumas horas depois da polícia britânica ter reconhecido os corpos dos quatro ocupantes do aparelho que pertencia a Colin McRae. As outras vítimas mortais são o filho de cinco anos do ex-piloto, Johnny, outro menino de seis anos, e um amigo de McRae.
"Pensamos que o grupo regressava de uma visita à vila vizinha de Quarter, cerca das 16.05, quando tudo indica que o helicóptero tenha tido uma dificuldade e se despenhou no terreno da casa de família dos McRae", afirmou o responsável da polícia local, Tim Love. O primeiro britânico e o mais jovem campeão do Mundo de ralis de sempre (venceu com 27 anos), estava aos comandos do aparelho, que ficou totalmente carbonizado, o que impediu as autoridades de identificarem imediatamente os corpos.
Se voar era uma das suas paixões, foi no automobilismo que o britânico viveu muitos momentos de glória, numa carreira marcada também por muitos acidentes - Colin "McCrash" era alcunha de marca -e saídas de estrada.
Nascido a 5 de Agosto de 1968, conheceu o sucesso no desporto motorizado quando tinha 13 anos ao sagrar-se campeão escocês de Motocross nas escolas. Foi campeão britânico de ralis em 1991 e 1992, e nesse último ano venceu todas as provas. O auge da carreira registou-se em 1995, com a Subaru, quando venceu o mundial, que lhe valeu uma condecoração de Membro do Império Britânico, dado pela Rainha.
Colin Mc Rae, que deixou a competição em 2004, vivia em Lanark, e era pai de duas crianças, Hollie de nove anos e Johnny, que o acompanhou nesta última etapa. |