O cartaz é apocalíptico, o título é enigmático, o trailer que circula na Internet é sugestivo, o enredo é desconhecido, a rodagem foi em segredo e a expectativa criada é enorme. Porque a informação disponível sobre Cloverfield, o novo filme produzido por J.J. Abrams, criador das séries Perdidos e Alias-A Vingadora, que se estreia nos EUA a 18 de Janeiro, e onde Nova Iorque é destruída por um monstro saído do mar, é deliberadamente escassa. . A ideia era divulgar um mínimo para gerar um máximo de perplexidade e interesse, usando a Net como canal privilegiado, e expor essa informação diminuta ao escrutínio, especulação e divulgação dos sites e blogues dos coca--bichinhos do cinema. Estes acabaram por criar o efeito desejado por quem, na produção do filme, concebeu esta campanha de marketing assente na amplificação ininterrupta online..Trailer enigmático.Tudo começou em Julho, nos EUA, quando antes do filme Transformers, de Michael Bay, foi exibido nos cinemas um trailer de Cloverfield, posto depois na Net. Um grupo de jovens que está numa festa, num apartamento de Nova Iorque, ouve um ruído tremendo. O prédio abana. Na televisão, um boletim noticioso anuncia que houve um tremor de terra em Manhattan. .De repente, há uma explosão, ouve--se um rugido ensurdecedor e a cabeça da Estátua da Liberdade vem, pelo ar, cair no meio de uma rua. O pânico instala-se, filmado instavelmente por alguém com uma câmara digital portátil. Há tropas nas ruas, e disparam contra algo que não se vê. O ecrã escurece e surge no ecrã a seguinte legenda: "Do produtor J.J. Abrams. Nos cinemas a 1-18-08". Nada de título, de actores, de ficha técnica. Nem de monstro, que ainda não existia quando o trailer foi rodado. Mas o mistério estava instalado. E começou desde logo a ser cuidadosamente gerido. .A produção do filme chegou ao ponto de criar falsos sites não-oficiais para o promover, paralelamente ao "legítimo" (www.cloverfieldmovie.com). Segundo a Variety e o Hollywood Reporter, Cloverfield (há quem duvide que este seja o título definitivo), realizado por um pouco conhecido Matt Reeves, foi quase todo filmado em Nova Iorque com um orçamento pouco consentâneo com a sua história apocalíptica (30 milhões de dólares - 20 milhões de euros) e um elenco sem vedetas. E o secretismo estendeu-se a este desde logo. .Os actores foram escolhidos sem que lhes fosse dito em que filme iam entrar, apenas se queriam ou não tomar parte num projecto de J.J. Abrams. O casting foi feito recorrendo a cenas das séries criadas por Abrams, ou escritas para o efeito. Durante a rodagem, os actores tinham que devolver as páginas do argumento ao fim de cada dia de trabalho. As folhas estavam marcadas para impedir que as fotocopiassem. .Um monstro, ou mais?.Do pouco que se sabe sobre o monstro - que será um émulo de Godzila, e poderá estar acompanhado por monstros mais pequenos -, ele terá sido concebido por J.J. Abrams após uma visita que fez com o filho a uma loja de brinquedos em Tóquio. "Vimos muitos Godzilas de brinquedo e pensei que precisávamos do nosso próprio monstro, e não do King Kong. O King Kong é adorável. Eu queria algo que fosse demente e intenso", disse o produtor recentemente, numa convenção de comics em Los Angeles. .Quanto a Matt Reeves, o realizador de Cloverfield, declarou a um site de ficção científica que o filme foi rodado "como se alguém tivesse encontrado uma Handicam e visto as imagens contidas na cassete. O que as pessoas estão a ver é um home movie que depois se transforma noutra coisa". .Uma campanha intensa assente na Internet não é suficiente para garantir o sucesso de um filme, como se viu pelo fracasso de Serpentes a Bordo no ano passado. No dia 18 de Janeiro, Cloverfield, o segredo mais bem guardado do cinema americano, será revelado. E as bilheteiras dirão se o segredo é mesmo a alma do negócio.|