Os portugueses já tinham duplicado as suas compras nos últimos seis meses antes da abertura do primeiro supermercado Mercadona, no Canidelo, Vila Nova de Gaia, ainda assim 78% dos atuais compradores nacionais estão a ir à cadeia pela primeira vez, segundo dados da Kantar Worldpanel.."Há um ano, já mais de metade dos portugueses tinha pelo menos ouvido falar destes supermercados", diz a empresa de estudos de mercado. "Na altura, as principais características que lhe eram atribuídas pelo comprador português estavam bastante focadas na boa relação qualidade/preço e no facto de haver "sempre bons preços'", refere ainda em nota enviada às redações..A primeira loja Mercadona em Portugal abriu no início do mês em Canidelo, tendo a cadeia espanhola aberto, ao ritmo de um por semana, os supermercados em Sousa Aroso (Matosinhos), Vermoin (Maia) e Fânzeres (Gondomar). Quatro lojas de um total de 10 esperadas para ainda este ano nos distritos do Porto, Braga e Aveiro.."A estratégica abertura de 4 lojas na zona norte de Portugal começa já a evidenciar uma importante dinamização geográfica das compras portuguesas", refere a Kantar Wordlpanel. "Se anteriormente, metade das compras eram feitas pelos residentes do distrito de Faro e Portalegre que se deslocavam a Espanha, nestas quatro primeiras semanas de Mercadona em Portugal, mais de 70% das compras do retalhista já passaram a ser feitas no distrito do Porto"..A chegada do retalhista espanhol à zona do Grande Porto fez com que cerca de 8 em cada 10 dos seus atuais compradores portugueses sejam completamente novos para a insígnia. E o que levam no cabaz? Frescos..Esta categoria é o principal impulsionador das compras nas lojas nacionais e na Mercadona essa tendência mantém-se. "Os frescos foram também na Mercadona os produtos mais comprados nestas primeiras visitas, sobretudo o pão, as frutas, os legumes, mas também carne e peixe frescos", informa a Kantar..Mas com uma diferença. "Comparando com o padrão de compra mais comum dos portugueses, encontra-se nestas cestas uma presença acima de média de produtos de Higiene, Beleza e Limpeza Caseira, tais como desodorizantes e guardanapos de papel", refere a empresa de estudos de mercado..Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia