O que acontece na barriga também influencia a mente

A ciência está a mostrar que o funcionamento do tubo digestivo, que é regulado por uma rede de neurónios locais, tem implicações importantes também no sistema cognitivo.
Publicado a
Atualizado a

É da sabedoria popular que "barriga vazia não tem alegria" e que, ao contrário, "barriga cheia, cara alegre". São provérbios de uma lógica transparente, mas, no que toca à barriga, a ciência está a descobrir que além desta relação direta óbvia há mais implicações para a mente e para as funções cognitivas que daí decorrem do que à primeira vista se poderia pensar. Ainda agora um grupo de investigadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, descobriu que os ratinhos com parasitas nos intestinos podem ficar... desmemoriados. Mas a história é bem mais complexa.

Pode dizer-se que não pensamos só com a cabeça ou o coração, mas também com a barriga - ou quase. O que é facto é que o tubo digestivo, incluindo esófago, intestinos ou pâncreas, possui a sua própria legião de neurónios. É o chamado sistema nervoso entérico, uma rede de neurónios que, obviamente, não serve para pensar no sentido que damos à palavra, mas ao qual cabe o papel fundamental da regulação das funções digestivas. É sua tarefa, entre outras, por exemplo, manter em boa ordem os milhões de micróbios que povoam o sistema digestivo, e sem os quais o seu bom funcionamento ficaria comprometido.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt