O país que pára com o mau tempo tem apenas doze limpa-neves

Publicado a
Atualizado a

resposta "Vem uma pancada de neve e já não podemos sair de casa", diz Joana Sousa, uma enfermeira da Guarda que precisou de boleia dos bombeiros para chegar ao hospital onde trabalha. Em todo o interior do País há apenas 12 limpa-neves, ou máquinas similares para desbloquear as estradas, mas para o secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, os meios que existem são "suficientes" nos locais onde a queda de neve é habitual.

Reagindo às críticas do caos provocado nas estradas pelo mau tempo - que na véspera deixou automobilistas bloqueados durante horas -, Vasco Franco lembrou que "a neve caiu em zonas onde é raro isso acontecer e prometeu "melhorar a capacidade de resposta". Criticou, contudo, "a indisciplina" dos condutores que nas estradas condicionadas fazem ultrapassagens prejudicando o trabalho dos limpa-neves. A melhor cobertura destes equipamentos está em Trás-os- -Montes onde as corporações de bombeiros de Bragança, Vila Real, Macedo de Cavaleiros e Mirandela adquiriram lâminas que colocadas nas viaturas dos bombeiros funcionam como limpa-neves. Em Lamego, há duas destas máquinas. Mais a sul há cinco limpa-neves no Centro de Limpeza de Neve dos Piornos. Máquinas de espalhar sal só existem duas: em Viseu e Guarda.

Já em Macedo, os bombeiros têm um acordo com a direcção das Estradas de Portugal em que se responsabilizam pela limpeza do gelo e da neve que se acumula nas vias que estão sob a responsabilidade daquela empresa pública. De resto, aquela empresa tem apenas um limpa-neves estacionado em Vila Real.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt