O líder estudantil do Presidente
O Presidente venezuelano costuma dizer que Jesus Cristo foi o primeiro socialista da História. Talvez por isso Héctor Rodríguez, que durante a maior parte da sua infância quis ser padre e ainda reza todos os dias, não vê qualquer conflito entre a sua fé religiosa e os seus ideais políticos. Este jovem de 25 anos, que faz parte da comissão estudantil presidencial, é o rosto dos estudantes pró-Hugo Chávez - cada vez mais uma minoria.
A política corre no sangue de Héctor. A avó materna, uma militante comunista nos anos 1940, foi perseguida e torturada pelos governos conservadores da altura. O jovem foi baptizado em honra do primo do pai, um militante do Partido da Venezuela morto num confronto com as forças governamentais em 1965.
Héctor Rodríguez tornou-se num rosto conhecido na televisão, onde tem falado em apoio das políticas de Chávez, e nos últimos tempos passou mais tempo em palestras e a viajar do que a estudar. O jovem, tal como o seu arqui-rival Stalin González, estuda Direito na Universidade Central da Venezuela, devendo acabar o curso para o ano. Espera poder continuar os estudos, sem contudo pôr de lado a carreira política. Em relação a Stalin, disse ao El Nuevo Herald que não o considerava um amigo, apesar de o ter felicitado pela vitória da sua lista para a liderança da federação na universidade: "Independentemente do que está a acontecer, é correcto ser um cidadão e um cavalheiro."|