O judeu que trocou o Irão pela América para se tornar 'mayor' de Beverly Hills
Situada junto a Hollywood, Beverly Hills costuma ser notícia devido ao grande número de famosos que lá vive. Mas desta vez a razão é outra: ao votar em Jimmy Delshad nas eleições municipais da semana passada, tornou-se na primeira cidade dos Estados Unidos a eleger um mayor de origem iraniana.
Nascido em Shiraz, este judeu iraniano imigrou para os EUA há 48 anos. Depois de fazer fortuna nos computadores, em 2003 foi eleito para o conselho municipal de Beverly Hills, cidade no Sul da Califórnia em que 20% dos habitantes é de origem iraniana. Reeleito agora, como membro mais antigo do conselho municipal assumirá no dia 27 a presidência de uma cidade com 35 mil habitantes.
"A comunidade iraniano-americana tem sido bem sucedida a nível empresarial, mas muito fraca em termos políticos", disse Delshad ao USA Today. O empresário de 66 anos espera que o seu exemplo incentive muitos jovens iraniano-americanos a dar voz à comunidade. Segundo os Census de 2000, existem 338 mil americanos de origem iraniana nos EUA. A maioria concentra-se na Califórnia, especialmente na região de Los Angeles. Os 500 mil habitantes de "Tehrangeles", como é conhecida, dirigem uma dúzia de estações de rádio e televisão, jornais e revistas. Grande parte deixaram o Irão após a revolução islâmica de 1979, que afastou o xá Reza Pahlavi.
Marginalização política
Com as relações entre Washington e Teerão suspensas desde a tomada de reféns na embaixada dos EUA na capital iraniana (revolucionários islâmicos mantiveram 52 pessoas sequestradas durante 444 dias, entre Novembro 1979 e Janeiro 1981), a comunidade iraniana nos EUA decidiu manter a discrição.
Agora, apesar de os EUA e o Irão continuarem em pólos opostos da política internacional - desta vez devido ao programa nuclear de Teerão -, a eleição de Delshad pode "pôr fim a um longo período de automarginalização política", garantiu o presidente do Concelho Nacional Iraniano-Americano. Em declarações ao San Diego Union Tribune, Trita Parsi explicou que "talvez agora a comunidade perceba que apesar do seu sucesso noutras áreas, a sua ausência de peso político a deixa desprotegida".
Com munícipes tão ilustres como os actores Warren Beatty ou George Clooney, Delshad apostou forte numas eleições que pela primeira vez tiveram os boletins de voto impressos em inglês, espanhol e farsi (a língua oficial do Irão).