O humor das 'charges-okê' conquista Net

Publicado a
Atualizado a

Num vestido cor-de-rosa, qual Madonna no videoclip de Material Girl, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu canta "Pra quê se arriscar/ Se com grana na mão/ Você compra o Congresso e faz/ A revolução?/ A gente vive num mundo materialista/ Virei um político materialista". Este é apenas uma das muitas charges do cartunista brasileiro Maurício Ricardo Quirino sobre a crise política, presentes no site www.charges.com.br. Porque, às vezes, rir é o melhor remédio.

O site não é novo, já existe desde 2000, e não é só do "mensalão" que sobrevive. Desde a política internacional ao desporto, tudo serve para fazer humor. Contudo, "na crise actual só tem piada pronta", disse Quirino à revista Veja. Todos os dias, o artista cria um novo desenho animado, completo com efeitos sonoros, que faz com que esta página seja líder dos sites de humor no Brasil. A especialidade do cartunista são as charges-okê (de karaoke), onde personalidades famosas interpretam versões de músicas conhecidas.

Ao centro está o Presidente Lula vestido de índio. À sua direita, o antigo líder do Partido dos Trabalhadores (PT) veste um fato de cabedal. À esquerda novamente Dirceu, desta vez vestido de cowboy. Cantam - e dançam - ao som do YMCA, dos Village People "Não sei/ Nada do mensalão/ Juro não sei/ Dessa corrupção/ Já ordenei/ ampla investigação/ Pois no PT não tem ladrão/ Se tem/ É alguém que nos traiu/ Juro se tem/ Sei que o Lula não viu/ Ele não vem quase nunca ao Brasil/ Se alguém nos acusou mentiu."

Nem Portugal escapa ao humor de Quirino. Na charge "Portróiagal", Scolari e Figo discutem - no cenário da Grécia antiga - a derrota no Euro 2004 . Ou ainda no "Festival Certo", onde o ex-Beatle Paul MacCartney tenta perceber porque é que o Rock in Rio se realiza em Lisboa.

Não achou piada? Quirino tem a solução no seu site "Pode acontecer sermos vítimas de uma ressaca, indisposição física ou má influência astrológica, e simplesmente não termos uma boa ideia. Mas considere a possibilidade de que você não entendeu a piada. Se for o caso, escreva que a gente explica."

Susana Salvador

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt