O homem de um só cartaz gravou um vídeo e "pêras"
"Com muito orgulho", disse ao DN durante uma curta visita à cidade, para espreitar a campanha, fora do roteiro oficial dos líderes nacionais do CDS. Aqui o deputado Manuel Isaac, o candidato à câmara que quer tirar o poder ao PSD, nas Caldas, explica que "cada cartaz daqueles custa 1100 euros pelo menos" e entende "que com um país em crise não se pode desperdiçar assim o dinheiro". Outros candidatos têm quatro e cinco cartazes dessas dimensões. Esta tem sido uma atitude tomada pela generalidade dos candidatos centristas. No seu discurso nessa noite, em Alvaiázere, Paulo Portas lembrou essa orientação: "num país que está passar tantas dificuldades, não entendo como se fazem campanhas com tantas facilidades. O importante não é ter bons cartazes. É ter bons presidentes de câmara. Por isso palmilhem o dobro dos quilómteros, batam ao dobro das portas e falem com o dobro das pessoas", asseverou.
Nessa tarde, Manuel Isaac gravou um vídeo num pomar de Alvorninha, terra do ex-cardeal patriarca de Lisboa, D.José Policarpo, para colocar na página do Facebook. "A nossa campanha tem sido muito cara a cara, ir ao encontro direto das pessoas, e nas redes sociais", explicou.
Enquanto alguma mulheres apanhavam pêras, as últimas da época, Manuel Issac, membro da comissão de Agricultura da Assembleia da República, elogiava as capacidades agrícolas da região e defendia a transformação de uma quinta no concelho, pertencente ao Estado, abandonada "há vários anos", num polo científico. "A agricultura agora voltou em força e os agricultores têm de se preocupar em plantar e colher, deixando ao Estado a responsabilidade de fazer a investigação e os ensaios necessários, quer na procura de novas qualidades de fruta, quer no combate às pragas e doenças", disse, pouco se importanto com a camada de terra e pó que lhe cobria os sapatos, antes bem engraxados. Os trabalhadores rurais manifestavan-se satisfeitos com o trabalho "que, felizmente, tem havido todo ano". O dono do pomar, Luís Sousa, candidato pelo CDS à junta de freguesia, mostrava orgulhosamente as suas pêras. "Assadas no forno são uma verdadeira delícia", garantia.