O futuro vai chegar de Civic

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O Honda Civic vai entrar na sua oitava geração, que fica assinalada pelo design arrojado e futurista, a marcar uma forte vertente desportiva, por dentro e por fora. A própria marca refere que este veículo se baseia num "triângulo de conceitos entre o design, a performance e a versatilidade" .

Este "oitavo" Civic vai chegar a Portugal, no primeiro trimestre de 2006, com três motorizações diferentes o 1,4 i-DSI, com 83 cv, o novo 1.8 i-VTEC, com 140 cv, e o elogiado 2.2 i-CTDi, também com 140 cavalos de potência.

A estética impressiona à primeira vista e deixa adivinhar grandes prestações, numa versão mais curta, mais baixa, mas também mais larga do que a anterior. O interior pode parecer algo estranho, mas essa sensação desaparece assim que se percorrem os primeiros metros , com o ambiente tecnológico a estar claramente pensado para ajudar a condução. Os instrumentos estão repartidos por duas áreas, para minimizar o movimento dos olhos do condutor, sendo possível controlar o velocímetro sem tirar os olhos da estrada.

Esta geração já vem equipada com os bancos traseiros "mágicos" da Honda, permitindo várias opções de arrumação. Apesar de ser mais curto, a habitabilidade é bastante boa. Na mala, estão disponíveis 386 litros para arrumação.

Nesta próxima geração do Civic, a versão com o 1.8 i-VTEC, um motor completamente novo, é a que permite explorar mais o seu carácter desportivo, sendo um veículo rijo e com uma direcção bastante directa, pelo que é necessário fazer alguns abusos para que o controlo de tracção se faça sentir. O binário de 174Nm, às 4300 rpm, "pede" também uma condução em regimes mais elevados. Mesmo assim, este 1.8 tem um consumo anunciado de 6,4 litros para a caixa manual e de 6,0 litros para a versão i-Shift. Já na versão que usa o 2.2 i-CTDi, o comportamento do Civic não é tão rígido, mas apresenta-se mais confortável e continua a permitir uma condução arrojada. O seu binário de 340 Nm às 2000 rpm permite respostas mais rápidas, com consumos de 5,1 litros. O motor 1.4 i-DSI, com 83 cv, tem um binário de 119 Nm, às 2800 rpm e estará disponível a partir dos 21 mil euros, com três níveis de equipamento. O 1.8 está disponível a partir de 26 mil euros, com três níveis de equipamento. O 2.2 i-CTDi começa nos 33.150 euros, tendo também três níveis de equipamento.

Em Portugal, as estimativas de vendas da Honda apontam as mil unidades anuais do 1.4, 350 unidades do 1.8 e 160 unidades do 2.2 i-CTDi.

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