O dono da casa mais alta do mundo

Publicado a
Atualizado a

Desde os 16 anos Mukesh Ambani queria provar ao mundo que os indianos eram tão bons com os outros, ou melhores. Por isso, para o presidente da Reliance Industries, dono de uma fortuna de 14 mil milhões de euros, ocupar o 14.º lugar na lista dos bilionários da Forbes não chegava. Aos 50 anos, vai construir a maior casa do mundo, aparentemente inspirando-se em Luís XIV, o Rei Sol que resolveu edificar o sumptuoso Palácio de Versalhes.

O engenheiro químico é o dono do maior grupo privado da Índia, com negócios petrolíferos, alimentares e têxteis, entre outros. A empresa pertencia ao seu pai, Dhirubhai Ambani, de quem herdou ainda a noção da importância da família. Por isso, Mukesh sabe que os domingos são sagrados e agora vai poder passá-los na sua nova casa com a mãe, Kokilaben, a mulher, Nita Ambani, e os três filhos, que se chamam Akash, Isha e Anant.

O bilionário sempre foi um visionário. "Escolhi Engenharia Química porque era o futuro. Penso sempre na frase do filme A Primeira Noite (1967), que era muito popular nessa altura: 'No plástico está um grande futuro'", afirmou, por entre risos, numa entrevista concedida à revista MoneyLife.

Mukesh Ambani nasceu a 19 de Abril de 1957, em Bombaim, sendo o primogénito. A educação dos irmãos sempre foi diferente e arrojada. Como complemento tinham um professor em casa que adorava o mundo dos negócios e os ensinava a serem empreendedores.

"Com o professor jogávamos hóquei, futebol e todo o tipo de jogos. Andávamos de autocarro, comboio e explorávamos diferentes partes de Bombaim. Todos os anos íamos acampar durante 15 dias", recorda o empresário à MoneyLife.

Em 1981 Mukesh entrou para a Reliance e foi o responsável pela integração do polyester na companhia, o que revolucionou a empresa que tinha herdado. O seu lema é: "Investir sempre nos negócios do futuro e no talento."|

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt