O documento que simboliza uma das mais nobres causas

<b>Um Compromisso para o Futuro: 500 anos da 1.ª edição impressa do Compromisso da Confraria da Misericórdia</b>
Publicado a
Atualizado a

Um Compromisso para o Futuro assinala o V centenário da primeira edição do Compromisso da Confraria da Misericórdia, documento que hoje seria designado por "estatutos". Partindo desta efeméride, a exposição procura evidenciar a atualidade da mensagem daquele texto que constituiu, ao longo dos séculos, a pedra basilar da atuação das misericórdias, enunciando e convidando à prática das catorze obras de misericórdia.

Procura-se também dar a conhecer o Compromisso, enquanto regulamento orgânico e programa de atuação assistencial concreto, fundado nas 14 obras de misericórdia, aspetos que se pretenderam fixar por escrito.

Expõem-se, pela primeira vez, exemplares de todas as edições do Compromisso, publicadas entre os séculos XVI e XIX.

Apresentam-se ainda diversas expressões artísticas das Obras de Misericórdia, tão presentes nas práticas de caridade do Ocidente Medieval. São merecedoras de destaque duas pinturas absolutamente excecionais da iconografia quatrocentista da misericórdia: Opere di Misericordia: Seppelire i morti (1404), de Olivuccio de Ciccarello, pertencente à extraordinária coleção dos Museus do Vaticano e que, pela primeira vez, é apresentada em Portugal; e Virgen de la Misericordia, atribuída ao "Maestro de Teruel", propriedade do Museu de Arte Sacra de Teruel, Espanha, que se assume como uma das mais relevantes pinturas góticas da Península Ibérica.

Um Compromisso para o Futuro integra ainda uma mostra de fotógrafos portugueses, procurando salientar que o espírito de misericórdia continua a fazer sentido face os desafios dos dias de hoje.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt