O desafio de nadar em alto-mar reúne 400 atletas em Cascais
O ex-nadador olímpico Miguel Arrobas e a triatleta Katarina Larsson são dois dos grandes nomes que amanhã vão participar na quarta edição do Swim Challenge Cascais, prova de natação em águas abertas que se realiza na praia da Duquesa, em Cascais. Já estão inscritos quase 400 participantes e a organização ainda espera mais. Antes das provas será realizada a Ocean Parade, uma caminhada de sensibilização entre a praia do Tamariz, no Estoril, e a praia da Duquesa, que servirá igualmente para assinalar o Dia Mundial dos Oceanos, que se comemora a 8 de junho.
Existe alguma expectativa em torno de Miguel Arrobas, uma vez que esta prova será um importante treino na sua preparação para grandes travessias em mar que tem previstas para breve, entre as quais se destaca o percurso entre a Madeira e o Porto Santo, na distância de42 km. Quanto à luso-sueca, atleta do Sporting e atual campeã europeia de triatlo, na distância olímpica, no Grupo de Idade 30-34 anos, é apontada como uma das favoritas à vitória, prevendo-se um despique intenso com Vanessa Pereira, pentacampeã nacional de triatlo longo.
Miguel Arrobas, que participou nos Jogos Olímpicos de Barcelona, com apenas 17 anos, não esconde alguma ansiedade nas horas que antecedem a prova, considerando que não há nada melhor do que a liberdade de nadar no mar, sensação que considera "incomparavelmente melhor do que fazê-lo na piscina", mesmo que o grau de dificuldade seja bem maior.
Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN.