O amor no ano do Tigre

Na astrologia chinesa, o signo do Tigre rege a criatividade, o que faz ampliar todas as energias, em especial no que se refere à energia no amor. Breve viagem à forma como o Tigre se relaciona com os signos do Zodíaco na astrologia ocidental e de que forma o ano do Tigre, que hoje começa, vai influenciar esses mesmos signos.
Publicado a
Atualizado a






O TIGRE COM...
O signo Carneiro
Uma relação amorosa explosiva, em que as emoções estão em primeiro lugar. A paixão surge com facilidade entre estas duas energias. Os dois signos juntos ficam com a impulsividade no máximo, mas também estão sempre entusiasmados e com muita alegria. Se as coisas correrem mal a relação será difícil de aguentar, porque ambos estão pouco habituados a reflectir sobre as consequências das suas acções e a primeira reacção será fugirem um do outro. Depois de algum tempo, como os dois são inteligentes, voltam a encontrar-se, mas já algo se terá quebrado pelo caminho. Em 2010, o Tigre atrai o Carneiro com muita facilidade. As energias do ano do Tigre trarão ao Carneiro novos começos em todas as áreas, e como é natural também no amor, mas as hipóteses de sucesso são maiores com signos menos exaltados do que o Tigre.

O signo Touro Ao aproximar-se do Touro, o Tigre perde um pouco do seu lado impulsivo porque está a lidar com um signo dado à reflexão, e esse facto retira-lhe um pouco do entusiasmo, embora também possa acontecer o contrário e acabe por passar a sua energia ao Touro. As energias do Touro em interacção com as energias que o ano do Tigre lhe traz acabarão com velhos projectos, especialmente os de carácter afectivo, como por exemplo ir viver com alguém, casar ou divorciar-se. Estas energias aceleram e trazem para a luz do dia dificuldades e obstáculos que o Touro possa ter em todas as áreas da sua vida. Será natural que descubra este ano o problema de fundo em relação à sua vida afectiva, que se tem recusado a ver. Atenção, que o amor pode estar mesmo ao pé de casa.

O signo Gémeos O lado impulsivo do Tigre age sobre a capacidade de expressão de Gémeos, ora tornando todos os assuntos claros ora conduzindo para situações de grande irreflexão que irão provocar-lhe uma sensação de inquietação, caso o Gémeos não pare para procurar saber o que está a provocá-la. Este ano, os assuntos sentimentais vão ser marcados por situações de falta de prudência, com a energia do ano do Tigre a fazê-lo deixar-se levar pelos seus primeiros impulsos. É um ano que exige moderação ao Gémeos e não é um período favorável para tomar decisões drásticas, já que a acção do Tigre leva o signo de Gémeos ao exagero. Use antes esta energia para fortalecer a comunicação com os outros.

O signo Caranguejo A ousadia e a coragem do Caranguejo serão enriquecidas com a energia trazida pelo ano do Tigre, o que aumentará a sensibilidade e a simpatia naturais do Caranguejo, tornando-o um alvo amoroso bastante desejável. Mas cuidado com a sua tendência para o paradoxal, para que as energias do Tigre não conduzam o Caranguejo para situações de insegurança e de infelicidade. A energia do Tigre ajudará todos os nativos de Caranguejo que tiverem projectos para concretizar, mas no seu devido tempo, porque as duas energias juntas provocam uma certa lentidão, especialmente nos projectos com carácter afectivo, que o Tigre rege em primeiro lugar. Se o Caranguejo usar a sua intuição, este ano poderá encontrar aquilo que mais deseja.

O signo Leão O lado dominador e orgulhoso deste signo poderá este ano dar muito nas vistas por acção das energias do Tigre. Perspectiva-se um ano cheio de obstáculos no que se refere às conquistas amorosas ou à consolidação de uma relação, se continuar a resistir. O Leão deverá aproveitar as energias do ano do Tigre para mudar a sua postura e ouvir mais, sem estar a impor sempre a sua opinião. Se o Leão quer ter este ano sucesso no trabalho e no amor tem de deixar o seu lado infantil e parar de achar que tem todos apaixonados por si. É um ano em que as relações estão a ser testadas, mais do que nunca. Se evitar o autoritarismo, será mais simples alcançar o amor neste ano. Basta projectar o seu lado positivo, que será ampliado com sucesso.

O signo Virgem Este signo do método e da exactidão em todas as actividades em que se aplica beneficia fortemente com as energias do Tigre, que levarão o Virgem a ter uma visão mais realista de toda a sua vida afectiva. Mas tem de ter cuidado, não vão essas mesmas energias levar à precipitação e à discriminação que faz sobre pessoas que mal conhece. Por causa do seu lado irreflectido poderá prejudicar o encontro com alguém que no fundo gostaria de conhecer. Caso Virgem queira procurar uma linha de constância, estas energias poderão trazer-lhe um ambiente afectuoso nas relações de amizade e uma boa e inesperada relação amorosa, caso se disponha a abandonar os seus desejos de dominar, relacionados com o seu grande instinto de posse e de controlo.

O signo Balança As energias do Tigre vão beneficiar o lado social do Balança, mas também o vão tornar mais susceptível. Poderá experimentar uma sensação de grande insegurança e de inquietação durante todo este ano. As energias do Tigre aumentam todo esse lado que Balança já possui. Para o Balança se sair bem nas questões amorosas terá que ter consciência das razões da sua insegurança e de prestar atenção aos seus impulsos obstinados, para que não conduzam à depressão. Mantenha o equilíbrio e não pense que tudo vai ruir só porque o Tigre vai trazer situações repentinas e novas, com as quais à primeira vista parecerá impossível lidar. Vá em frente e terá agradáveis surpresas, especialmente na área do amor.

O signo Escorpião A acção das energias do Tigre juntamente com as de Escorpião podem ter como resultado situações de grande imprudência. O Escorpião pode ver-se de repente metido em situações que não correspondem aos seus verdadeiros desejos. Já que a energia do Tigre está sempre a mudar, especialmente quando se junta com a de Escorpião, este deve aproveitá-la para reforçar o seu lado enérgico e activo, pondo em prática todos os projectos que possam ajudar o colectivo a adquirir uma maior consciência. Ao mostrar aos outros e a si mesmo o seu valor ficará mais caloroso e afectivo, evitando situações que possam ser dominadas pelo ódio e pelo desejo de retaliação. Se tiver consciência de si próprio, este ano pode ser, a nível amoroso, um dos melhores da sua vida.

O signo Sagitário A franqueza e o optimismo deste signo juntamente com a energia do Tigre trarão uma maior tenacidade ao Sagitário durante todo este ano. A sua independência e a sua vida social podem ir por um caminho diferente do que é habitual. É um ano em que vai ter de fazer escolhas. Com a influência das energias do Tigre terá de dar atenção à sua impulsividade e ter cuidado para não se precipitar em julgamentos pessoais, sobretudo no que diz respeito a novos amores. As energias do Tigre são justiceiras, são novas, e quando bem geridas podem levar o Sagitário muito longe. Caso mantenha uma postura positiva, franca e o honesta, conseguirá mais do que ambiciona. É um ano para o bem ou para o mal, depende do sagitariano e do seu nível de consciência. O amor surgirá com facilidade, só é preciso que esteja disponível.

O signo Capricórnio A actividade laboriosa e perseverante do Capricórnio ganha muito este ano com as energias do Tigre sempre a reforçarem a sua acção quando conduzida pelos valores altruístas do Capricórnio. Este ano, a tendência para se encolerizar é grande. Mas pense que as energias do Tigre são como o fermento que se põe no pão, tornando-o maior, e será mais fácil ter cuidado. Se por acaso tentar dominar através do ciúme, da imprudência, da crueldade e da obstinação, encontrará forças para mudar. Caso já tenha este seu aspecto resolvido, poderá fortalecer-se e caminhar para um nível superior de consciência. Se experimentar dominar esse seu lado, verá claramente a afectividade vir ao seu encontro. O único caminho assegurado para o equilíbrio é o amor. Esta energia nova do Tigre fará sobressair toda a sua capacidade de amar a humanidade.

O signo Aquário O aquariano gere bem a energia do Tigre, parecida com a sua, e que por isso lhe aumenta toda a criatividade e generosidade. Este ano, todas as características do Aquário vão estar em primeiro plano por causa da acção das energias do Tigre, duplicando os defeitos e as qualidades deste signo. O Aquário estará mais impulsivo do que é habitual, e às vezes poderá até ficar com ansiedade e um pouco irrealista. Também nos aspectos afectivos e amorosos pode mostrar tendência para o egoísmo. Para os aquarianos que se preocupam com o autoconhecimento, este é um ano ideal para apostar nesse caminho. Toda a criatividade que tem acumulada pode este ano encontrar uma maneira de se manifestar quer através de qualquer forma de arte quer através de uma grande paixão.

O signo Peixes As energias do Tigre revelam as características da personalidade independente do Peixes e mantêm-no no caminho da humanidade, da sensibilidade e da intuição. Este signo a nível superior é regido por Plutão, que tem as energias semelhantes às do Tigre e pode, por isso, pôr em perigo de perda de identidade Peixes cuja força de vontade seja fraca. Este ano pode ser que alguns projectos se desmoronem, caso o Peixes duvide de si, ou hesite, porque a energia de Tigre é explosiva e tumultuosa. Mas pode trazer muita força de vontade e entusiasmo para Peixes bem direccionados. No amor é um ano de grande audácia e rejuvenescimento para uns e de morte e regeneração para outros.

CARACTERÍSTICAS DO TIGRE
O Tigre possui uma natureza competitiva e optimista. Os desafios provocam-lhe o desejo de ir à luta, e por isso é um líder natural, competente e muito leal. Segue sempre os seus instintos, embora de forma controlada, e nunca perde a objectividade. A sua coragem é grande e não teme riscos físicos ou intelectuais. Quando a sua grande capacidade de julgamento e o seu equilíbrio funcionam juntos pode ir muito longe e atingir os objectivos em todos os seus projectos.
Motivação Não gosta de trabalhar para os outros porque tem demasiadas capacidades de liderança. O Tigre aprecia o conforto, mas as questões financeiras não o preocupam. É sensato e nunca cede à ganância nem à avareza. Os desafios não o preocupam, porque está sempre preparado para a mudança de carreira ou de profissão, de forma a poder atingir aquilo de que no fundo considera ser merecedor. Se por acaso falha nunca se dá por vencido e procura novas oportunidades.
Personalidade Quando se sente inseguro ou ameaçado a sua agressividade vem à superfície. Não gosta de ser controlado por outras pessoas e, se isso acontece, sente-se encurralado, a tal ponto que todo o seu íntimo positivo fica enfraquecido, e como defesa, nessas alturas, revela uma grande obstinação e uma grande irascibilidade. Tudo isto é temporário. Uma vez restabelecida toda a certeza da sua independência e do seu amor-próprio, regressa à sua natureza confiante. O Tigre tem uma natureza generosa e uma boa capacidade de autocrítica, mas tende a tornar-se egocêntrico quando tem problemas. O Tigre é aventureiro. Integra a energia yang, que sugere acção, iniciativa. Gosta de ser seduzido e desafiado pelo seu companheiro, pois lida mal com a rotina e a monotonia pode facilmente instalar-se.
Amor Quando se apaixona, o Tigre é impetuoso e pouco convencional. Adora a emoção de novos amores, a conquista e o início de cada relação que, com frequência, rapidamente perde o interesse. Deste modo terá provavelmente muitas relações pouco duradouras. Na astrologia chinesa, os pares mais indicados para o Tigre são o Cavalo e o Cão. O Tigre admirará a vitalidade e a natureza trabalhadora do Cavalo, e este permitir-lhe-á que domine as situações sem perder a sua independência. Por outro lado, a honestidade do Cão atrai-o e deverá revelar-se um parceiro leal e protector.
Carreira O Tigre possui excelentes capacidades de organização e uma atitude optimista que é contagiante. É um líder forte e entusiasta, impulsionado pela vontade de vencer.
Negócios O mundo dos negócios é um meio em que o Tigre se sente como peixe na água, onde pode revelar todas as suas capacidades. Adora reuniões e a pressão dos prazos para cumprir. Acima de tudo, o Tigre é motivado pelo desafio e pelo risco, mais do que pela oportunidade de obter lucros.
Política A grande energia e a capacidade inata para liderar tornam a carreira política ideal para o Tigre. O receio de falhar e o medo da consequente perda de prestígio que daí pode advir apenas aumentam a sua infinita energia rumo ao sucesso dos objectivos a que se propõe.
Ciência A profissão de cientista estimula a criatividade do Tigre, e como gosta de coisas novas e desconhecidas, torna-se frequentemente um pioneiro nas áreas em que trabalha. Aventureiro, explorador, está bem em todas as profissões relacionadas com descobertas e com novas tecnologias.
Amizade As suas amizades podem ser volúveis. Embora o Tigre tenha uma grande capacidade para ser amigo, caminha com facilidade para a impessoalidade. Amar todos os reinos da natureza é o seu objectivo.
Saúde O Tigre é regido pelo elemento Madeira, que está ligado ao fígado, um órgão ying. A vesícula, yang, também é importante para este signo. Tendões e olhos, fígado e vesícula, são estes os pontos do seu corpo que precisam da sua especial atenção.
Emoções O Tigre está associado à fúria.
A criança Tigre O jovem Tigre é honesto e tem vários interesses, mas pode revelar-se difícil de disciplinar. Os pais devem procurar conceder à criança Tigre o espaço necessário para esta poder experimentar a sua liberdade intrínseca, pois precisa de perceber até onde pode ir no exercício dessa liberdade. Quando o descobre, a criança Tigre sente-se mais segura.

ANO DO TIGRE DE METAL
O ano do Tigre começa a 14 de Fevereiro de 2010, a partir do primeiro momento da Lua Nova, e termina a 4 de Fevereiro de 2012 para dar lugar ao ano do Gato ou Coelho. A energia do Tigre é uma energia subterrânea, semelhante à energia do Dragão e do planeta Plutão.
A astrologia chinesa utiliza tanto os animais e os seus movimentos como os elementos para simbolizar as energias e os acontecimentos. 2010 é o ano do Tigre de Metal (o elemento metal repete-se de nove em nove anos) mas como coincide com o ano do Tigre a Descer a Montanha, que se repete de sessenta em sessenta anos, vamos ter um ano Tigre que reúne o melhor dos dois mundos. O Tigre a Descer a Montanha tem aspectos auspiciosos que vão tornar o ano mais favorável, um ano em podemos colher aquilo que semeámos – pode ser ou não um ano afortunado, porque tudo depende do que fizemos anteriormente. Durante todo o ano chinês, a energia será de Metal, uma energia que a simbologia chinesa interpreta como podendo exercer acções de destruição sobre o que é considerado fixo. A essência energética do Tigre – que é um signo masculino (yang) – é a Madeira, mas a energia que vai reger o ano é a do Metal.
Em todas as astrologias, signos, planetas e estrelas simbolizam uma determinada energia com características diferentes. Todos os anos a astrologia chinesa tem um animal que aponta para um certo tipo de energia, que se junta à energia desse ano.
O Tigre tem muitas semelhanças com o signo do Zodíaco de Aquário e com o seu planeta regente: Úrano. Todas estas energias são explosivas. No que se refere ao indivíduo, isto aponta para um ano de mudanças súbitas e de surpresas, boas ou más, para quem nasceu sob os auspícios do Tigre. Em relação ao colectivo, a energia deste animal é altamente criativa, tanto a nível da artes como de todas as ciências. O ano do Tigre é sempre um ano de importantes descobertas.

AS ANTIGAS ORIGENS
A astrologia chinesa tornou-se muito popular no Ocidente devido ao sistema das associações dos animais, mas não constitui a verdadeira astrologia. Existem pelo menos cinco sistemas de astrologia chinesa baseados nos trigramas e nas teorias dos cinco elementos e movimentos. Esta astrologia baseia-se no antiquíssimo Livro das Mutações: o I Ching. A origem do I Ching perde-se no tempo. Já na época de Confúcio lhe eram atribuídos uns três mil anos, o que dataria a sua origem lá para o ano 5000 a.C.
Quando se fala de astrologia chinesa é obrigatória uma referência ao feng-shui, ou seja, a geomancia tradicional. O estudo da geomancia é vulgar na China, e é o Tigre que rege esta ciência esotérica. O feng-shui também é utilizado para dar orientações que ajudem ao sucesso na vida profissional e na vida afectiva.
Ainda hoje os chineses gostam de cumprir os preceitos do feng-shui na construção das suas casas – e nesta arte milenar, a construção está associada às energias do Tigre e do Dragão (as forças telúricas são denominadas «veias» destes dois signos simbólicos). Em Macau, território chinês que durante séculos esteve sob administração portuguesa, o Hotel Lisboa é um exemplo da construção de acordo com as regras antigas, que se orientam pelos pontos cardeais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt