O 'grande tesouro' do 'marketing' e futebol

Publicado a
Atualizado a

Potencializar a equipa de juniores e posicionar a marca Benfica no mercado asiático. Dois objectivos que em menos de uma semana já estão a ser alcançados. Tudo devido à contratação de um jovem chinês que chegou à Luz rodeado de desconfiança por parte dos adeptos e de confiança da direcção do clube. Chama-se Yu Dabao, ou "o grande tesouro" (significado do nome em português) e saiu rapidamente do anonimato, sendo que já é referenciado como possível reforço da equipa principal do Benfica.

Desportivamente bastou a Yu Dabao três treinos e um jogo para mostrar que tem valor. No sábado estreou-se como titular frente ao Portimonense e nos 62 minutos que esteve em campo marcou três golos, fez uma assistência e ainda colocou duas vezes a bola no poste. Mas a contratação do jogador chinês não serviu somente para melhorar a equipa de juniores, pois é igualmente uma aposta de marketing.

"O futebol é cada vez mais um negócio global e a marca Benfica tem de se posicionar num mercado emergente, como é o asiático", explicou ao DN António Carraça, gestor da área de formação do clube da Luz. A finalidade, além do valor desportivo, "é abrir mercados", sendo estas contratações "um mecanismo no sentido de abrir portas no exterior".

António Carraça salientou que esta é uma realidade que se verifica em alguns dos principais clubes do mundo, como é o caso do Manchester United ou Real Madrid. E sendo o Benfica "a maior marca em Portugal" há que potencializá-la mundialmente.

Os media chineses já estão atentos a Yu Dabao e ao Benfica. Brevemente uma cadeia de televisão do país vai transmitir um programa de duas horas sobre o clube português. Não será, portanto, de estranhar se a curto prazo mais jogadores dos chamados "mercados emergentes" sejam contratados pelos encarnados. Para já, é Yu Dabao o centro das atenções, estando até final da época em experiência, com a possibilidade de assinar um contrato definitivo válido por três temporadas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt