Novos negócios de 'leasing' crescem acima da média europeia
O crescimento do 'leasing' em Portugal foi superior ao do da média dos 34 membros da Federação Europeia, provenientes de 28 países, que atingiram no ano passado uma produção de 314,9 mil milhões de euros, progredindo 9,4% comparativamente a 2014.
Estas são algumas das conclusões do Inquérito Estatístico Anual do mercado Europeu para 2015, divulgado hoje e que inclui dados dos 34 membros da Federação Europeia de 28 países, entre eles a Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF), que representa quase 100% do mercado nacional.
De acordo com o mesmo inquérito, o 'leasing' de viaturas [locação financeira, com opção de aquisição pelo valor residual no final do prazo determinado] foi o segmento que mais contribuiu para a retoma do setor no ano passado, "com a maioria dos mercados a registarem um incremento de dois dígitos, enquanto a categoria de equipamentos empresariais e computadores também evidenciou um desempenho positivo, crescendo 10,9%", afirma a ALF.
O 'leasing' de equipamentos industriais demonstrou um "dinamismo moderado", de 0,5%, e, em contraste, o leasing imobiliário apresentou uma queda de 4,2%, indicando um desempenho menos positivo após a recuperação verificada em 2014.
Portugal contrariou esta queda europeia no 'leasing' imobiliário, registando um crescimento 5,65% nesta vertente.
Por sua vez, o mercado de 'renting' [aluguer operacional de viaturas] a nível europeu foi responsável pela aquisição de 3.337.525 viaturas em 2015, um aumento de 18,5% em relação a 2014.