Novos apoios de praia vão mudar litoral de Cascais no próximo ano

Publicado a
Atualizado a

Quatro apoios de praia da Linha de Cascais e a estância das Avencas, na Parede, vão ser recuperados ao abrigo do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Cidadela/Forte de S. Julião da Barra. A apresentação pública dos projectos foi feita ontem, no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, em São Pedro do Estoril.

Nas Avencas pretende-se requalificar a praia e zona envolvente. A solução apresentada pelos Projectistas CIAM, Companhia de Investigação e Arquitectura Moderna, Lda., visa minimizar a acção sobre a estrutura rochosa das falésias e uma maior fluidez do espaço, com uma renovação nos dois principais acessos à área balnear. A novidade é a criação de uma plataforma superior, junto à Avenida Marginal, que será dotada de um miradouro.

O Palm Beach, na Praia da Duquesa, em Cascais, o antigo Linha SA, na praia da Poça, o Ribeiros da Azarujinha, na praia da Azarujinha, e a Fateixa, em Carcavelos, são os apoios que serão alvo de obras de requalificação. No Palm Beach, o promotor Albatroz propõe-se fazer uma estrutura de três pisos com uma área para actividades ao ar livre, um restaurante e um bar vocacionado para refeições ligeiras.

Mas, segundo apurou o DN, a construção deste espaço está envolta em polémica: o concorrente vencido pelo Albatroz vai recorrer da decisão do júri, presidido pelo arquitecto Francisco Reis. Hélder Ferreira, advogado do antigo promotor do Palm Beach, diz-se indignado com o processo. "Só tivemos conhecimento da notificação do vencedor na passada segunda-feira e não entendemos como se pode fazer uma apresentação destas, sabendo que ainda se pode recorrer. E é isso que vamos fazer."

Na praia da Poça, o promotor/concessionário é a Opíparo, Actividades Hoteleiras e o seu projecto prevê uma estrutura metálica ligeira na altura, com uma esplanada coberta até metade. Na Azarujinha, o antigo restaurante dos Ribeiros da Azarujinha encaixado na falésia daquela área balnear vai dar origem a um apoio de praia completo. O vencedor foi o Cais dos Sentidos, Lda.

Em Carcavelos, o velho estabelecimento Fateixa será transformado no restaurante-esplanada Capricciosa, com uma decoração aliada ao mar e ao tecido urbano, onde irá dominar a cor branca.

As obras na praia das Avencas e dos concessionários vão começar após o final da época balnear de 2007. Segundo o presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, as obras que decorrem em São Pedro e Carcavelos deverão estar concluídas na próxima época balnear.

O ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, encarou os projectos como "magníficos pela sua construção formal e plástica" e adiantou que "o ministério revê-se e identifica-se com esta iniciativa".

"Trata-se de pôr em marcha o POOC. Para nós o litoral é uma prioridade e, apesar dos constrangimentos e do défice, temos feito tudo para que a costa portuguesa seja menos afectada", explicou. Mas nem todos ficaram satisfeitos com os novos projectos, ontem apresentados: na Linha de Cascais existem ainda cerca de 20 concessionários que exigem obras de requalificação.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt