Novo Centro de Interpretação do Românico abriu hoje em Lousada

O Centro de Interpretação da Rota do Românico (CIR), em Lousada, abriu hoje ao público, disponibilizando cerca de 650 metros quadrados de área expositiva com seis salas temáticas, informou fonte do projeto.
Publicado a
Atualizado a

"O projeto deste grande equipamento de divulgação do património histórico-cultural distingue-se pelo arrojo da sua arquitetura contemporânea, mas igualmente pelas múltiplas experiências interativas proporcionadas pelos seus conteúdos museográficos", lê-se num comunicado enviado à Lusa.

O equipamento custou cerca de dois milhões de euros e foi construído de raiz na Praça das Pocinhas, no centro de Lousada.

O novo espaço apresenta "um amplo" átrio central e seis salas temáticas e cada um desses espaços é dedicado ao "Território e formação de Portugal", "Sociedade medieval", "Românico", "Os construtores"," Simbolismo e cor" e "Os monumentos ao longo dos tempos".

O espaço está dotado de receção, bar e biblioteca, para além da área expositiva.

O projeto turístico-cultural da Rota do Românico, que é gerido pela Associação de Municípios do Vale do Sousa, assinala no comunicado que o novo centro de interpretação se perfila "como o cenário ideal para iniciar a viagem de descoberta do território de influência", bem como da arte e simbolismo que marcaram Portugal e a Europa durante vários séculos".

A Rota do Românico é formada por 58 monumentos, distribuídos pelos 12 municípios do Tâmega e Sousa (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt