Novo 'Sharan' testado quando fábrica fecha
O sucessor do VW Sharan já chegou à Autoeuropa, mas poucos o viram até agora. O secretismo em redor do projecto é grande e o carro só entra na linha de montagem durante as paragens de produção, quando os trabalhadores não se encontram nas instalações. Apenas alguns engenheiros e técnicos ligados ao desenvolvimento do projecto assistem aos testes. Fonte da empresa disse ao DN que a primeira vez que o carro esteve na fábrica foi nas férias de Natal.
O projecto encontra-se ainda em desenvolvimento, estando previsto o lançamento do novo modelo apenas no segundo semestre de 2010, altura em que o actual Sharan deixará de ser montado. Fonte próxima da administração da fábrica da Volkswagen confirmou que têm sido realizados testes, mas recusou-se a adiantar se se trata da nova versão do Sharan, classificando-o antes como "um projecto". A mesma fonte explica que a casa-mãe ainda não anunciou o modelo que irá substituir o monovolume. Mas em Palmela não se fala de outra coisa, sobretudo depois de a revista alemã Bild ter revelado umas fotos de um carro que afirma tratar-se do futuro Sharan.
O problema é que a paz laboral na Autoeuropa está ameaçada depois da proposta de redução da força de trabalho. Na terça-feira, a administração liderada por Andreas Hinrichs reúne-se com os trabalhadores para discutir a contraproposta apresentada pelos mesmosa, depois da intenção manifestada de despedir os contratados a prazo e passar a produção apenas a um turno, eliminando o segundo. Em causa estão para já 230 empregos. A Autoeuropa encara ainda a possibilidade de recorrer ao lay-off. A produção dos monovolumes - Sharan (VW) e Alhambra (Seat) está parada até dia 24, para reajustamentos na linha de montagem. A fábrica vai reduzir ainda a produção diária dos monovolumes de 95 para 75, enquanto mantém o Scirocco nos 200 carros/dia e o Eos nos cem.