Nova fábrica de bimotor em Évora pronta no Verão
O processo para instalar a fábrica que irá construir o avião bimotor Skylander em Évora vai estar concluído este Verão, garantiu o promotor do projecto, orçado em 125 milhões de euros. O bimotor tem já mais de 180 encomendas praticamente fechadas, garantiu Serge Bitboul, o que representa os primeiros quatro anos de actividade.
O responsável pelo grupo aeronáutico francês GECI International que, em conjunto com investidores portugueses, criou a Sky Aircraft Industries, revelou que está, neste momento, a decorrer a última ronda de negociações com investidores. "Estamos nos últimos acertos. Estará tudo [pronto] no Verão. Absolutamente", garantiu. O plano de negócios da Sky Aircraft prevê a construção de 1100 aviões Skylander, em 15 anos, só com recurso à linha de montagem de Évora, que ficará instalada num hangar de mil metros quadrados.
"Os fornecedores, entre os quais empresas portuguesas de regiões como o Porto e Setúbal, estão preparados para responder às necessidades e os clientes esperam que comecemos a entregar aparelhos a partir de 2010 e 2011", referiu o empresário. O projecto permitirá a criação de 3000 postos de trabalho, 900 directos e os restantes indirectos. A empresa já tem listadas as necessidades de pessoal e está pronta a começar o recrutamento em Portugal.
O Skylander-100 é um bimotor turbopropulsor, com capacidade para transportar até 3,3 toneladas de carga e entre 19 a 29 passageiros, consoante as versões. Pode ser adaptado a missões de carga, transporte médico, ajuda humanitária ou combate a incêndios. Em velocidade cruzeiro, serão produzidos seis Skylander por mês (72 por ano), que se traduzirão numa facturação da ordem dos 300 milhões de euros.
Quanto às mais de 180 encomendas que diz estarem praticamente fechadas, Serge Bitboul explicou que são intenções de compra de empresas que integram o "clube de lançamento" do avião português. O qual tem, actualmente, nove entidades, mas que será reforçado, muito em breve, com mais seis entidades, que manifestaram a intenção de acompanhar mais de perto o projecto, para beneficiar de preferência na colocação dos primeiros aviões que saírem da fábrica de Évora. "Só depois de concretizado o projecto", o que deverá acontecer este Verão, "é que teremos a certeza de que estas enco- mendas se concretizam, mas são intenções muito fortes", disse Serge Bitboul. Os estudos de mercado feitos por empresas especializadas norte-americanas, como suporte para o projecto, identificam que o Skylander poderá conquistar cerca de 30% do mercado de 4000 aviões entre 1,5 e três toneladas. Segundo os mesmos estudos, mais de metade dos aparelhos em operação já terão ultrapassado os 30 anos, estando a chegar ao termo da sua vida útil.
"Sabíamos que existia uma necessidade deste tipo de avião, mas a resposta do mercado excedeu as nossas expectativas", disse Bitboul. O elevado crescimento económico registado na Ásia, especialmente na China e na Índia, fazem com que, além de Évora, a GECI International continue a negociar a construção de uma linha de montagem do Skylander na China. | LUSA e ANTÓNIO PEDRO VALENTE (imagem)