Nova espécie de dinossauro voador encontrada no Brasil
Fósseis de pelo menos 47 exemplares dessa espécie de répteis voadores (também chamados pterossauros) anteriormente desconhecida, com envergaduras entre os 0,65 e os 2,35 metros, foram descobertos em Cruzeiro do Oeste, no sul do estado do Paraná (Brasil), noticia o TheTelegraph.
Segundo o estudo publicado na revista online Public Library of Science ONE, a espécie denominada Caiuajara dobruskii é a primeira a ser encontrada no sul do país. O grande número de ossos pode representar centenas de indivíduos jovens e adultos, acredita a equipa de cientistas liderada por Luiz Carlos Weinschütz e Paulo Cesar Manzing, do Centro Paleontológico da Universidade do Contestado, e por Alexander Kellner, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Baseado na informação recolhida, pensa-se também que o animal vivia em colónias, tinha uma grande crista óssea na parte superior da cabeça e aprendia a voar logo muito jovem.
Kellner disse que "as causas da morte permanecem desconhecidas... é possível que as tempestades do deserto possam ter sido responsáveis...", cita o jornal britânico. O investigador explicou também que não se conseguiu perceber ainda se aquele local terá sido a residência da espécie durante muito tempo ou se esta seria migratória, visitando aquele espaço de tempo a tempo.
As pesquisas iniciaram-se há três anos e envolveram o Centro Paleontológico da Universidade do Contestado (UNC), o Museu Nacional do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR ) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).