Noruega começará a vender carne de rena 'halal'

Uma centena de renas irão em breve ser consumidas por muçulmanos noruegueses após terem sido abatidas segundo o ritual 'halal', o primeiro do género realizado em países escandinavos.
Publicado a
Atualizado a

"É a carne mais saborosa do mundo. Mas eu não a podia comer devido à minha religião", disse à AFP Harry Dyrstad, diretor de um matadouro especializado na carne de animais selvagens.

Em cooperação com o Conselho Islâmico da Noruega, uma organização composta por muçulmanos que vivem no país nórdico, aquele matadouro abateu 105 renas segundo as normas 'halal'.

A raiz da palavra 'halal' refere o que é permitido e opõe-se ao que é proibido 'haraam'. O ritual 'halal' envolve o sangramento total do animal através de um corte na área do pescoço, enquanto ainda vivo, e a suspensão pelas patas traseiras até que deixe de sangrar. O abate ocorre na presença de um clérigo que abençoa o animal com as palavras "Em nome de Alá [Deus]". Após este ritual, a carne torna-se 'halal' e poderá ser consumida por todos os muçulmanos.

"Pensamos que muitas pessoas estarão dispostas a pagar um pouco mais para comer uma carne deliciosa, saudável e nutritiva. Os muçulmanos noruegueses deverão ser os principais clientes, mas esperamos servir também a carne em restaurantes de luxo no Dubai," concluiu Harry Dyrstad, em declarações à AFP

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt