Nissan prestes a concluir estudo sobre localização de fábrica de baterias
“O projecto da fábrica de baterias de iões de lítio para carros eléctricos está em curso. O que está acordado é fazer o estudo até ao final deste mês. Este vai permitir concluir quais são os candidatos que reúnem as condições mais vantajosas para aquele investimento”, disse o director de comunicação da Nissan Ibéria-Portugal, António Pereira Joaquim, à margem da apresentação do novo Qashqai 2009, que decorreu hoje em Madrid.
Entre os candidatos está Portugal, mas o responsável lembrou que há “alguns governos de países europeus interessados”.
“Já temos uma fábrica a produzir estas baterias no Japão e temos que ter mais duas: uma nos Estados Unidos e outra na Europa para abastecer estes três mercados. Um dos candidatos é Portugal”, disse António Pereira Joaquim, sem querer adiantar mais pormenores.
Os novos carros eléctricos saem para os mercados dos estados Unidos e do Japão no final de 2010, mas serão comercializados em Portugal em 2011, pelo que a fábrica terá de arrancar a sua produção no próximo ano, segundo o responsável.
Um dos principais objectivos do fabricante automóvel é “preservar a capacidade financeira da empresa para continuar a investir nos carros eléctricos”, frisou.
Há que lembrar o memorando assinado Em Julho do ano passado, o Governo português e a Renault-Nissan assinaram um protocolo para a comercialização em Portugal de um veículo eléctrico a partir de 2011.
Na altura, o primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou que o Governo estava a estudar um modelo fiscal mais atraente, mas posteriormente o Governo garantiu que os veículos eléctricos não pagam imposto automóvel.
Sócrates assumiu ainda o compromisso de criar uma rede de infra-estruturas que permita ao consumidor abastecer sem dificuldade o carro eléctrico, manifestando o desejo de Portugal ser o “laboratório dos futuros carros eléctricos” e de receber tanto o investimento da Renault-Nissan, como de outros construtores automóveis.
JMG
Lusa