Nickelodeon aposta nos pré-adolescentes
A partir de hoje, o laranja vai ser a cor dominante do Nickelodeon, o canal infanto-juvenil distribuído pela Zon. As mudanças do logótipo e da imagem fazem parte de uma estratégia da empresa detentora do canal, a MTV Networks Internacional.
"Há 25 anos que não havia mexidas na imagem e no logótipo e era urgente uma mudança", explica Frederico Pontes, coordenador da equipa do canal em Portugal.
"O nosso objectivo é conseguir atingir uma imagem mais limpa e que chegue mais facilmente ao público", diz ainda.
Presente em Portugal há cerca de cinco anos, o canal, que pertence apenas ao pacote da Zon, não tem tido os mesmos índices de sucesso que já chegou a atingir noutros países.
"No nosso país, o canal Nickelodeon é ainda considerado uma espécie de gigante adormecido", assume Victor Mourão, director- -geral da MTV Portugal. "Porém, no último ano, o crescimento tem sido muito significativo e passámos dos 200 mil espectadores para os 700 mil."
A aposta em séries com imagem de pessoas reais em detrimento de animações, a dobragem da maioria dos conteúdos e o desenvolvimento de produtos adaptados ao mercado português são as grandes apostas do canal.
"Estas mudanças vão implicar a utilização de 85% do orçamento disponível", conta Victor Mourão.
A transformação dos interesses das crianças e adolescentes que, cada vez mais, preferem séries com imagem real a desenhos animados, a migração dos consumidores dos suportes analógicos para os digitais ou para plataformas como a Internet "obrigou a canal a direccionar-se para séries de pessoas reais com muita a música e dança", diz José Pedro, responsável pela programação.
"Apesar de o target do canal ser a faixa etária dos quatro aos 14 anos, com as dobragens chegamos aos pré-adolescentes, mas conseguimos ir até a um público com 18 anos", conta Victor Mourão.
A nova vida do Nickelodeon promete a estreia de séries como Big Time Rush, Spongebob, The Troop, Victorious ou Bué da Nick. Esta última é uma série totalmente realizada em Portugal com reportagens temáticas feitas por e para os adolescentes portugueses.
Apesar de ser distribuído apenas pela Zon, o canal não rejeita a hipótese de negociações com outras operadoras.