Neozelandeses vencem Taça América
A vitória foi obtida esta tarde na Bermuda, onde decorreu toda a prova. O catamarã americano ainda chegou em primeiro à primeira bóia. Mas na segunda os neozelandeses já lideravam, posição que nunca mais abandonaram.
O domínio do ETNZ, com o jovem de 26 anos Peter Burling ao leme, revelou-se esmagador. Numa primeira fase, os neozelandeses colocaram-se à frente por 4-0. Depois houve uma paragem de cinco dias, que permitiu à equipa americana - com o australiano James Spithill ao leme - fazer modificações no barco.
Quando a competição recomeçou, o Oracle Team USA conseguiu vencer uma regata, reduzindo a diferença para 4-1. Mas depois o ETNZ voltou outra vez a mostrar a sua supremacia. Esta tarde tinha duas regatas para vencer mas precisou de apenas uma.
Ao vencerem, os neozelandeses vingam a humilhação da edição de 2013 da Taça América, realizada em S. Francisco (EUA), também contra o Oracle Team USA (já detentor do troféu desde 2010). O ETNZ, então com Dean Barker à frente, estiveram a vencer por 8-1 mas depois permitiram aos americanos que recuperassem até vencer por 9-8.
Ao ficar com a Taça América, a equipa neozelandesa ganha o direito de definir as regras da próxima edição da prova, escolhendo o sítio (Auckland, com toda a certeza) e o tipo de barco.