Nasceram há cem anos para ajudar a escrever a História

O que têm em comum um antigo presidente dos Estados Unidos e o compositor de bandas sonoras dos filmes de Fellini? Ou o fundador da cientologia e o par romântico de Fred Astaire nos musicais de Hollywood? O ano em que nasceram: 1911.
Publicado a
Atualizado a

Ronald Reagan (6 de Fevereiro)

As comemorações do centenário do nascimento do 40.º presidente norte-americano vão percorrer o país e começaram logo no primeiro dia de 2011. No desfile anual do Tournament of Roses, o mais famoso desfile de carros florais dos EUA, um carro alegórico foi montado em honra de Reagan. Com 26 metros de comprimento e oito de altura, a construção incluiu uma réplica da estátua de Reagan que e foi coberta com 65 mil rosas vermelhas. Ontem, abriu em Washington uma exposição no Arquivo Nacional que conta com documentos e artefactos que pertenceram ao antigo governante republicano que morreu em 2004. As celebrações contam ainda com a renovação das galerias da livraria e museu Ronald Reagan, na Califórnia, e com o lançamento de um selo e de uma moeda comemorativa.

L. Ron Hubbard (13 de Março)

Criador da cientologia, L. Ron Hubbard lançou, ao longo da sua carreira, vários livros de auto-ajuda e obras de ficção científica. Em 1977, os escritórios da chamada Igreja da Cientologia foram alvo de buscas pelo FBI a propósito da operação "Branca de Neve", uma operação liderada por Hubbard que consistia no acesso ilícito aos arquivos da CIA e do FBI a fim de eliminar de documentos comprometedores e obter benefícios para o culto. A data do nascimento de Hubbard é considerada feriado religioso para os seguidores.

Tennessee Williams (26 de Março)

O famoso dramaturgo norte-americano Tennessee Williams venceu o prémio Pullitzer em 1948 pela sua peça Um Eléctrico Chamado Desejo. A obra inspirou um filme com o mesmo nome, realizado por Elia Kazan em 1951 e que contou com a participação dos actores Marlon Brando e Vivien Leigh. As celebrações do centenário do seu nascimento contarão com conferências e espectáculos de teatro. Na edição deste ano do Festival Literário de New Orleans, de 23 a 27 de Março, o autor vai ser homenageado.

Vincent Price (27 de Maio)

Dono de uma voz inconfundível, o actor norte-americano Vincent Price destacou-se pela sua participação em filmes de terror. Ao longo da sua carreira participou em cerca de 150 produções e inspirou e deu voz à curta-metragem de animação Vincent, realizada por Tim Burton em 1982. A comemoração do centenário do nascimento de Price vai contar com festas, conferências e ciclos de cinema nos EUA. O evento mais importante será organizado pelos cinemas St Louis, na terra natal do actor, e terá o nome "Vicentennial".

Juan Miguel Fangio (24 de Junho)

Vencedor de cinco campeonatos do mundo de Fórmula 1, Juan Manuel Fangio deteve o recorde mundial deste desporto durante quase meio século, até ao aparecimento de Michael Schumacher. O argentino, que morreu aos 84 anos, competiu por quatro equipas diferentes: Alfa Romeo, Ferrari, Mercedes-Benz e Maserati. Numa série que conta com três novos selos sobre corridas de automóveis e que vai ser lançada na quarta-feira, o gabinete de emissão de selos do Mónaco vai, num deles, aludir ao centenário.

Bernard Herrmann (29 de Junho)

Psycho, de Alfred Hitchcock, Taxi Driver, de Martin Scorsese ou Citizen Kane, de Orson Welles, são apenas alguns dos filmes que se desenrolam ao som das composições de Bernard Herrmann. Um dos mais famosos compositores de cinema do século XX, Herrmann ganhou um Óscar em 1941 e integrou a lista de nomeados em mais quatro ocasiões. Entre vários eventos previstos, A Ópera do Minesota vai apresentar em Abril O Monte dos Vendavais , a única ópera criada pelo músico.

Ginger Rogers (16 de Julho)

Virginia Katherine Mc Math. Foi este o nome que os pais da famosa actriz , bailarina e cantora norte-americana Ginger Rogers deram à filha no dia do seu nascimento, a 16 de Julho de 1911. Ficou conhecida por ser o par romântico de Fred Astaire numa série de dez musicais de Hollywood. Ginger, que ao longo da sua carreira entrou em 73 filmes, morreu com 83 anos. O Grupo Fine Arts Corale, um coro do Kansas, o estado natal de Ginger, vai organizar, a 13 de Fevereiro um evento onde interpretará músicas de filmes da actriz.

Lucille Ball (6 de Agosto)

Foi em I Love Lucy (1951- -1960), uma série de comédia, que a actriz Lucille Ball se tornou num dos ícones do pequeno ecrã. O programa norte- -americano teve um sucesso estrondoso, liderou as audiências durante quase todo o tempo em que esteve no ar e contou com a participação de convidados especiais como Orson Welles ou John Wayne. O museu Lucille Ball-Desi Center, em Nova Iorque, cidade natal da actriz, está a planear eventos comemorativos para o mês Agosto. Lucille morreu com 77 anos.

William Golding (19 de Setembro)

Nobel da Literatura em 1983 e Booker Prize em 1980, o romancista e poeta britânico William Golding escreveu obras como O Senhor das Moscas ou Ritos de Passagem. Para celebrar os cem anos do nascimento do autor, a Universidade de Exeter, cidade natal de Golding, vai organizar uma conferência internacional nos dias 16 a 18 de Setembro. Já o Theatre Royal de Glasgow irá apresentar de 2 a 5 de Março um espectáculo de dança baseado no seu célebre O Senhor das Moscas.

Nino Rota (3 de Dezembro)

Federico Fellini, Luchino Visconti ou Francis Ford Coppola têm muito a agradecer a Nino Rota, um dos mais famosos compositores italianos de cinema . A banda sonora de filmes como O Padrinho, de Coppola, ou 8 1/2, de Fellini, são da autoria de Rota, que morreu com 67 anos. Em Outubro, a Orquestra Sinfónica de Milão iniciou a comemoração do centenário do nascimento do compositor, interpretando as suas obras uma vez por mês. Está previsto que a série de dez concertos dominicais termine em Junho.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt