Nadadora portuguesa é a atleta mais baixa da Aldeia Olímpica

Publicado a
Atualizado a

Jogos Paralímpicos. Simone Fragoso mobiliza as atenções

Todos querem tirar fotografias e acham graça à jovem desportista

A nadadora portuguesa Simone Fragoso, que se estreia hoje nos Jogos Paralímpicos Pequim 2008, é a atleta mais baixa presente na capital chinesa. Por esse motivo tem sido o alvo privilegiado das atenções de todos os que com ela se cruzam.

"Na Aldeia Olímpica não consigo dar mais de dois passos sem que alguém venha ter comigo, a pedir para tirar uma fotografia, ou para me cumprimentar. Acham graça", conta a nadadora.

Simone Fragoso tem 1.01 metros de altura e normalmente passeia com David Grachat, também nadador da delegação portuguesa, que tem mais 80 centímetros que a compatriota. Os dois costumam andar de bicicleta pelo recinto.

"Ele é o pai e eu sou a filha. Eu sei que devia ser ao contrário, porque sou mais velha, mas ele é muito, muito maior", explica a atleta do Benfica.

Os dois nadadores são amigos de longa data e, durante uma competição em Berlim, Simone Fragoso não pagou bilhete quando visitaram uma torre porque pensavam que era uma criança.

"Quando entrámos, a Simone ia de mão dada comigo, a senhora perguntou se era uma criança e eu, que a levava pela mão, disse que sim. Ela entrou sem pagar", recorda Grachat.

Simone Fragoso, que é professora de música, compete hoje nas eliminatórias de 50 metros costas, enquanto David Grachat participa na prova de 100 metros livres. Nélson Lopes também vai nadar as eliminatórias de 50 metros costas. As provas decorrem de manhã no famoso Cubo de Água, complexo de piscinas criado para os Jogos Olímpicos.

Além da pequena estatura, Simone Fragoso dá também nas vistas pela crista que tem no cabelo, uma "imagem de marca" da nadadora.

Português nos 'quartos'

João Paulo Fernandes garantiu ontem a presença nos quartos-de-final do torneio de boccia, classe BC1, ao ganhar os três jogos em que participou. Na mesma categoria, António Marques venceu dois encontros e perdeu um.

Em BC2, Cristina Gonçalves perdeu o primeiro encontro e ganhou no segundo, enquanto Fernando Ferreira derrotou Bruno Valentim, num jogo entre dois portugueses que ainda poderão garantir a presença nos quartos-de-final. Na categoria de BC3, Mário Peixoto e Eunice Raimundo registaram uma vitória e uma derrota, enquanto Armando Costa venceu os dois jogos da jornada.

O boccia é uma modalidade disputada em cadeiras de rodas por atletas com paralisia cerebral. Com Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt