Museu Hermitage em Lisboa e grande mostra de arte russa

Publicado a
Atualizado a

A ofensiva diplomática do Governo na Rússia já deu frutos na área cultural, com a promessa de se implantar uma extensão do Museu Hermitage em Lisboa e a possibilidade, abordada ontem em Sampetersburgo de, em 2007, a capital portuguesa contar com uma grande exposição sobre arte russa ao longo de vários séculos. A revelação foi feita ontem pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, em conversa telefónica com o DN. "O Museu Russo interessou-nos especialmente. Tem uma grande expe- riência em rede de museus, uma realidade que queremos implantar em Portugal. Ficou combinado que se deslocarão à Rússia peritos portugueses para protocolos de cooperação."

Sobre a possibilidade de Lisboa contar com uma extensão do Hermitage, à semelhança do que acontece em Amesterdão, Las Vegas e Londres, Isabel Pires de Lima considerou que o papel dessa extensão poderia "colmatar o facto de a colecção museológica portuguesa ser excessivamente nacional e 'pobre' do ponto de vista internacional".

O protocolo de intenções deverá ser assinado com o Hermitage até à Primavera de 2006, disse a tutelar da pasta, e pormenorizou que para 2007, 2008 e 2009 se prevêem três exposições preparatórias, fundamentalmente sobre pintura, prévias à implantação da extensão. Esta, calculada para integrar as comemorações, em 2010, do centenário da República Portuguesa, poderá ser "adstrita a um museu já existente ou a um centro independente", disse a ministra. O Hermitage-Lisboa, um dos possíveis nomes da extensão, segundo Isabel Pires de Lima, levará a cabo exposições rotativas, com a duração de seis meses.

"O Hermitage é um dos maiores museus do mundo que têm vindo a abrir-se em protocolos com instituições de todo o mundo. Além de Portugal, também Itália e o Japão negoceiam extensões do museu", especifica Isabel Pires de Lima.

A exposição "Espelho Meu", consagrada a Portugal pelos fotógrafos da Magnum, que decorre em Moscovo, teve, segundo a ministra, "críticas inesperadamente positivas e longas nos principais jornais da imprensa russa".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt