Museu de Lisboa mostra azulejos resgatados de prédios em ruína

Os painéis da exposição vêm de igrejas, cafés, fábricas. E atravessam toda a história da azulejaria.
Publicado a
Atualizado a

Há vários painéis de azulejos do século XVII, bastante deteriorados, que foram resgatados à Quinta do Contador-Mor, demolida quando se urbanizou a zona dos Olivais. Há outros dedicados a São Lourenço, que estavam na Igreja de Carnide (também do século XVII) e foram dali retirados após a implantação da república, quando o edifício foi transformado em escola. Há um maravilhoso painel assinado por Almada Negreiros e fabricado pela Viúva Lamego para a Livraria Ática (1955). E há mais, muito mais.

A exposição Fragmentos de Cor - Azulejos do Museu de Lisboa, que está até 25 de setembro no Pavilhão Preto do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, faz uma viagem diacrónica pela coleção de azulejos deste museu, a segunda maior do país, a seguir à do Museu do Azulejo. Apenas dedicada a Lisboa, a coleção tem uma particularidade: é composta por azulejos que foram salvos de prédios em ruínas ou em vias de destruição. Tanto por motivos políticos, religiosos ou urbanísticos como apenas devido ao abandono por parte dos seus proprietários.

O comissário José Meco teve a responsabilidade de olhar para a coleção e escolher os exemplares que aqui são mostrados e que, na maior parte dos casos, costumam estar longe dos olhares do público. E assim se conta, ao mesmo tempo, a história do azulejo e a história desta cidade. Ali estão placas toponímicas, painéis publicitários e outros decorativos, painéis que vieram do Café Royal (no Cais do Sodré) e outros que estavam em fachadas de prédios que já não existem. Entre tantos outros, é possível encontrar o painel O Mar, de Maria Keil - o original, porque o que está na Avenida Infante Santo é uma cópia. E ainda uma preciosidade: a maqueta da decoração em azulejos de Querubim Lapa para uma cozinha em Lisboa.

A visita termina com um pequeno vídeo onde se mostra como o azulejo continua a ser fonte de inspiração para criadores de diversas áreas - seja na moda (com Nuno Gama e os Storytailors), seja nas artes plásticas, na arquitetura ou no design.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt