Mundo quer saber quem é o pianista misterioso
Sem documentos e com as etiquetas da roupa arrancadas, o jovem pianista vestia um fato amarrotado e encharcado. De olhar ausente e expressão deprimida, foi encontrado, há mais de um mês, pela polícia britânica a vaguear à beira-mar na cidade portuária de Kent. Desde então, não disse uma palavra e a sua identidade permanece totalmente desconhecida. Apenas uma coisa se sabe é um músico talentoso e, quando se senta ao piano, a sua inquietação desvanece-se.
A história do jovem pianista, que sofre de amnésia, está a apaixonar a imprensa internacional que já o apelidou de Piano Man e está a colaborar activamente nas tentativas para a sua identificação. Magro, com um metro e oitenta, olhos e cabelos claros, aparenta ter entre 20 e 30 anos e não pronunciou uma palavra desde que foi encontrado. A sua fotografia já foi divulgada na comunicação social pelos serviços sociais do hospital psiquiátrico onde se encontra. Uma linha telefónica também foi montada para receber informações que permitam desvendar a origem deste homem já transformado num "ilustre desconhecido". Mais de 300 telefonemas inundaram a linha, mas as investigações permanecem no mesmo beco sem saída.
Corria o dia 7 de Abril quando a polícia britânica se deparou com um homem a vaguear no pequeno porto de Sheerness, na ilha de Sheppey, no sudoeste de Inglaterra. O Piano Man deambulava sem destino, com um ar assustado, trazia uma fato escuro vestido, amarrotado e encharcado. Não tinha documentos identificativos e carregava uma bolsa com pautas de música, da qual insiste em não se separar. Às questões das autoridades respondeu com o silêncio, acto que acabou por ditar o seu destino o Hospital Marítimo Medway.
A surpresa chegou quando uma enfermeira lhe colocou na mão um lápis e um papel e viu surgir um piano de cauda, pormenorizadamente desenhado. O jovem foi conduzido à capela do hospital onde existia um piano e, perante o espanto de todos, tocou durante duas horas. Confrontados com o espectacular concerto, os médicos concluíram tratar-se de um músico talentoso, que chegou a interpretar "O lago dos cisnes". No entanto, os que o ouviram acreditam que a maioria das músicas tocadas são produções próprias.
O talento musical do jovem enigmático foi a pista seguida pelas autoridades que lançaram um apelo às orquestras europeias com a esperança de nelas encontrar uma ajuda na identificação. Intérpretes de polaco, letão e lituano também foram ao encontro do Piano Man, mas foi mais um esforço se mostrou infrutífero.
Os técnicos hospitalares descrevem a sua fragilidade mental, mas asseguram que está bem fisicamente e não aparenta sinais de maus tratos. Ana Romero, assistente social, descreve o jovem como alguém sensível e extremamente vulnerável, que fica agitado quando está na presença de alguém que não conhece. A timidez é tão grande que chega a sentar-se no chão, em posição fetal, ou a refugiar-se num canto.
Curiosamente, toda a perturbação se dissipa quando se apodera do piano, o que leva os técnicos a acreditar que se trata de um músico deprimido, vítima de qualquer trauma profundo.
* Com Agências