Mundial2018: Níjni Novgorod, a cidade UNESCO que já foi o 'bolso' da Rússia
Dada a sua prosperidade comercial no século XIX, os compatriotas diziam que Moscovo era o 'coração' da Rússia, São Petersburgo o seu 'cérebro' e Níjni Novgorod o 'bolso', o que ilustra o seu peso na economia.
Entre 1932 e 1991, sob o domínio soviético, foi rebatizada de Gorky, em homenagem ao escritor, romancista, dramaturgo e ativista político russo Maksim Gorky, um dos seus mais proeminentes 'filhos'.
A quinta maior metrópole do país, com 1,265 milhões de habitantes, foi fundada pelo príncipe Yuri Vsevolodovich em 1221 como ponto de apoio à defesa da fronteira oriental.
Os russos consideram-na como uma das mais belas e tradicionais cidades do país, sendo que ainda hoje as suas diversas feiras anuais atraem largos milhares de comerciantes e riqueza para a região.
Durante a Guerra Fria, 'Gorky' era a base das pesquisas secretas quanto a armas nucleares, motivo pelo qual estava interdita a visitas de estrangeiros: aqui ficou exilado o físico nuclear Andrei Sakharov, dissidente, ativista do desarmamento, pacifista e defensor dos direitos humanos.
Este importante centro industrial tinha uma grande fábrica de automóveis que foi totalmente destruida pela força aérea alemã na II Guerra Mundial, porém, no fim do conflito, os cidadãos de Gorky reconstruíram a infraestrutura em apenas 100 dias.
A UNESCO reconheceu a relevância histórica e arquitetónica do seu Kremlin (fortaleza) do século XVI, um forte com dois quilómetros e 13 torres de vigia, situado numa elevação com vistas privilegiadas para a baixa e a zona ribeirinha junto ao Rio Volga, o maior da Europa (3.688 quilómetros).
Até à queda da União Soviética, Níjni Novgorod sempre foi algo fechada e misteriosa, mas agora abriu os braços ao turismo e os cruzeiros no Rio Volga têm aqui um dos seus principais pontos de paragem, numa das 100 cidades que a UNESCO selecionou como representantes do valor histórico e cultural do planeta.
Ficha de Níjni Novgorod.
- Estado: Distrito Federal do Volga.
- Área: 466 km2.
- População: 1.265.000 habitantes.
- Densidade populacional: 2.715 hab./km2.
- Fundação: 1221.
- Gentílico: Nizhegorodiense.
- Altitude: 78 metros.
- Distância para a capital: 425 quilómetros.
- Alcunhas: entre 1932 e 1991 foi designada de Gorky.
- Principais clubes: FC Lokomotiv Níjni Novgorod, FC Volga Níjni Novgorod, FC Spartak Níjni Novgorod e FC Torpedo NN Níjni Novogorod.
Nota: Valores aproximados.